O Museu Casas de Amarante foi inaugurado nesta sexta-feira (17/09), no município de Amarante. Em solenidade prestigiada pelo ministro Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, deputada federal Iracema Portella, secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, senador Elmano Férrer, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Gustavo Neiva, Fábio Xavier.
Todos os presentes elogiaram a atuação de Paulo Vasconcelos no projeto.
“Temos que resgatar nossa história. Temos que ter orgulho de todas as pessoas, nossos antepassados, como Da Costa e Silva. Pessoas que devem ser homenageadas para levar conhecimento as pessoas, para que elas saibam um pouco abre sua história. Fico muito feliz em incentivar que as pessoas venham a Amarante para conhecer esse Museu Casas de Amarante. Tenho certeza que as pessoas irão se surpreender como eu me surpreendi hoje”, afirmou o ministro Ciro Nogueira.
“Entregamos, hoje, o Museu Casas de Amarante com estas oito estações porque a gente quer poder mostrar Amarante para o Piauí, para o Brasil e para o mundo. A beleza que Amarante tem, os casarios portugueses, a cultura, a religiosidade. Enfim, tudo que Amarante tem de bom queremos mostrar para o turista para que possa vir a nossa cidade conhecer a beleza que Amarante é”, declarou o prefeito.
A obra faz parte da segunda etapa do projeto de recuperação dos casarões, monumentos históricos.
O deputado estadual Júlio Arcoverde destacou o potencial turístico de Amarante. “É importante o Piauí conhecer o potencial turístico de Amarante. O prefeito Diego está investindo e a gente, como parlamentar, estamos cada vez mais incentivando o turismo para mostrar Amarante para o estado do Piauí”, afirmou o deputado.
O secretário estadual de Cultura, deputado Fábio Novo, ressaltou a importância do que está sendo feito em Amarante. “O que Amarante está fazendo hoje é requalificando todas estas fachadas e devolvendo como elas são. Isso é um trabalho de educação patrimonial”, destacou.
Prestigiaram a solenidade o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, presidente da Ampar e prefeito de Miguel Leão, Roberto Leão, além dos prefeitos de Demerval Lobão, Ricardo Moura, Lagoa do Piauí, Mauro Júnior, Pau d’Arco, Nilton Bacelar, Jardim do Mulato, Binha, Paquetá, Dr. Thalles, Regeneração, Seu Dua, Floriano, Joel Rodrigues, Barra d’Alcântara, Mardônio, Arraial, Aldemes, e Francisco Ayres, Eugênia.