Com o incentivo da Secretaria Municipal de Agricultura do município de Oeiras, a produção de batata doce no povoado Buriti do Rei, na zona rural da cidade, tem apresentado um crescimento importante na agricultura familiar.
De acordo com o órgão, já são aproximadamente 1000m de leiras para plantação implantadas na região. Uma importante ação que reforça o compromisso com a agricultura familiar.
Em função da amplitude de ambientes em que pode ser plantada, a batata-doce está presente de norte a sul do Brasil e seu cultivo é viável ao longo de todo o ano na maior parte do país. Os últimos dados da Produção Agrícola Municipal (PAM) do IBGE indicam que, em 2017, foram colhidos 53,5 mil hectares de batata-doce no Brasil.
Fonte de energia, minerais e vitaminas, a batata-doce pode ser consumida cozida, assada ou frita, ou no preparo de doces. As batatas e as ramas também podem ser destinadas à alimentação animal, principalmente de bovinos e suínos, seja na forma “in natura” ou na forma de silagem (ramas).