Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Professor Ricardo Ribeiro
Professor Ricardo Ribeiro
Professor, Pedagogo, Consultor Educacional e pedagógico, Coordenador de Ensino Digital, membro da Associação Brasileira de Educação a Distância. Apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento pessoal.
Educação Setembro Amarelo
05/10/2021 22h48
Por:

Juntos em Defesa da Vida: Estácio Teresina promove ação em prol da prevenção do suicídio

A Faculdade Estácio de Teresina realizou uma ação em prol da prevenção do suicídio, juntamente com os alunos da disciplina de Ensino Clinico em Saúde Mental com o auxilio do Professor Doutorando Filipe Augusto Freitas. A atividade ocorreu nos dias 28 e 30 de setembro de 2021. Tendo em vista que o mês de setembro faz alusão ao enfrentamento ao  suicídio.

Foram executados trabalhos nas proximidades da sede da faculdade através de uma blitz no sinal de trânsito, recepção dos alunos no hall de entrada da faculdade e um breve pronunciamento em salas de aula dos alunos envolvidos no projeto com o objetivo de orientá-los e alertá-los sobre essa temática.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 15 e 29 anos o suicídio é a terceira maior causa de morte no mundo, sendo assim um desafio para a saúde pública por se tratar de um processo multifacetado e de múltiplas causas e determinações. No Brasil, calcula-se em torno de 13 mil de mortes por suicídio ao ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Tendo em vista que o ato é resultado de uma convergência de fatores de riscos genéticos, psicológicos ou culturais com experiência de traumas ou perdas, caracterizando-se com morte intencional auto infligida, ou seja, quando a pessoa decide tirar sua própria vida. Diante disso, se faz necessário discutir o assunto.

É visível que durante esse momento conturbado ao qual vivenciamos (pandemia) ocasionou um agravo nos casos de suicídio, sendo notório que esse problema seja um efeito cascata que afeta não apenas o individuo, mas a família e a sociedade. Dessa forma,  essas pessoas com ideias suicidas podem se sentir inseguras, presas ou como um fardo para seus amigos, famílias e aqueles ao seu redor, acarretando sentimentos ou sensações de tristeza e de vulnerabilidade.

Percebe-se que o estigma social, falta de conhecimento, falta de conscientização e o tabu relacionado ao assunto continuam a ser os principais obstáculos para a procura de ajuda. Diante disso, se faz necessário campanhas como essas que foram realizadas, que tem como foco acolher, apoiar, orientar e informar. Mediante ao exposto, é imprescindível que a prevenção do suicídio requer o esforço de todos e estratégias integrativas que envolvem o trabalho individual e da comunidade.

A campanha do setembro amarelo, da Faculdade Estácio de Teresina, incentivada pelo professor Filipe Augusto teve como propósito consciencializar a valorização da vida e noticiar como é relevante e necessário conversarmos sobre o assunto, buscar auxílio,  especialmente, disponibilizar assistência necessária. Portanto, é imprescindível que o diagnóstico precoce, tratamento correto e acompanhamento adequado dos distúrbios mentais são caminhos que favorecem diretamente na redução dessas mortes. Convém lembrar que pertinente explanar esse conteúdo nos demais períodos do ano.

REFERÊNCIAS

Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Criar esperança por meio da ação:10\09 – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/criando-esperanca-por-meio-da-acao-10-9-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio/  >. Acesso em: 28 set. 2021.

 Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Setembro Amarelo e Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio -10\09. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/setembro-amarelo-e-dia-mundial-de-prevencao-ao-suicidio-10-9/ >. Acesso em: 28 set. 2021.

 Brasil. Governo Federal. Saúde lança boletim temático sobre prevenção ao suicídio. Disponível em: < https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2021/09/saude-lanca-boletim-tematico-sobre-prevencao-ao-suicidio >. Acesso em: 28 set. 2021.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp