Sábado, 26 de Abril de 2025
Portal R10
Sábado, 26 de Abril de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Marcelo Barradas
Marcelo Barradas
Nos bastidores do Piauí: a força do municipalismo e as articulações políticas que moldam nosso estado.
Política Em Teresina
07/10/2021 09h48 Atualizada há 4 anos
Por: Redação

Vereadora denuncia prefeitura por cancelamento de contratos de fisioterapeutas

A vereadora Pollyanna Rocha denunciou nessa quarta-feira (6), durante discurso na Tribuna da Câmara Municipal, que a Prefeitura de Teresina cancelou o contrato de fisioterapeutas que atuavam nas enfermarias e no pronto atendimento da rede municipal de saúde da capital.

Segundo a parlamentar, os contratos foram finalizados na terça (5) e, desde ontem, os teresinenses que buscarem os hospitais municipais durante as noites e aos finais de semana não terão acesso a atendimento fisioterápico. Hoje a rede municipal de saúde de Teresina conta com 182 fisioterapeutas entre efetivos e contratados e 46 estagiários.

Foto: Reprodução/Câmara
Foto: Reprodução/Câmara

Pollyanna Rocha chama de retrocesso o cancelamento dos contratos de fisioterapeutas e, por consequência, da prestação deste serviço, uma vez que o trabalho do fisioterapeuta foi comprovado como essencial nesta pandemia. “É incontável o número de pessoas que foram reabilitadas de sequelas físicas da Covid graças à atuação destes profissionais e ao receber essa denúncia vejo que estamos nadando contra a corrente. É inadmissível que os teresinenses fiquem sem acesso aos serviços destes profissionais à noite e aos finais de semana, inclusive chegou até mim a informação que pacientes em ventilação mecânica estão sem assistência fisioterápica e nas UTIs os fisioterapeutas estão sendo mantidos apenas por obediência à lei. A necessidade não tem hora marcada”, destacou.

Graduada em fisioterapia, Pollyanna Rocha tem levantado a bandeira da categoria em busca de melhores salários, reconhecimento e valorização profissional. “Em conjunto com o vereador Venâncio Cardoso, realizamos Audiência Pública para propor a criação de uma Rede de Atendimento para reabilitar pessoas que foram vítimas e ficaram com alguma sequela da Covid-19. Depois deste passo, agora somos surpreendidos com esta notícia que vai contra o trabalho que estamos tentando fazer em prol da saúde da população”, argumentou a vereadora.

Ainda durante a Sessão Plenária, a parlamentar apresentou um Requerimento solicitando ao prefeito Dr. Pessoa que os fisioterapeutas sejam mantidos em seus cargos até que um concurso público para a categoria seja realizado. O documento foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa.

A denúncia chegou à parlamentar através do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 14ª Região e do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí.

Fonte: Câmara Municipal de Teresina
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp