Quinta, 09 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

25° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Mês missionário
18/10/2021 16h10
Por: Isabel Ribeiro

Dezenas de padres visitam famílias em Belém do Piauí

O município de Belém do Piauí recebeu, na sexta-feira (15/10), a Missão do Clero, uma mobilização realizada pela Diocese de Picos em alusão ao mês missionário, celebrado pela igreja católica no mês de outubro, e que este ano trouxe como tema “Jesus Cristo é missão” e lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos”.

Logo pela manhã, o bispo Dom Plínio José, dezenas de padres e dois diáconos vindos das diversas paróquias da Diocese se encontraram na igreja de São José, padroeiro de Belém. De lá, após o café da manhã e um momento de oração, partiram para a visita às famílias, tanto na cidade, como nas oito comunidades rurais.

Cidades na Net
Cidades na Net

Ao longo do dia, os padres puderam conhecer a realidade de centenas de famílias que foram visitadas. Em cada lar, momentos de diálogo entre missionários e famílias, histórias de vida partilhadas, além de momentos de espiritualidade e oração.

À tarde, às 16h, na Igreja de São José, foi celebra a missa de encerramento da Missão, presidida pelo bispo Dom Plínio, com a participação de centenas de fiéis católicos.

A celebração também pode ser acompanhada pelas rádios Cultura FM, de Picos, e Boa Esperança, de Padre Marcos, bem como pela internet, através da página da Paróquia Santo Antônio.

Para o bispo Dom Plínio, esse foi um dia marcante para a história de Belém. “Certamente, essa foi a primeira vez que o município de Belém recebeu tantos padres. Essa é uma experiência muito rica para a comunidade, como também, para os padres da Diocese”, disse, salientando que a missão é a essência da igreja. “É um momento de escutarmos as pessoas, como elas estão diante dessa experiência da pandemia, e também dirigir uma palavra de ânimo para que todos caminhem em sintonia com a igreja e com Jesus Cristo. Essa mobilização faz com que as pessoas se sintam vistos e parte integrante da igreja”, disse.

A missão tocou não apenas aqueles que foram visitados, mas, também, os que estavam em missão. Esse foi o testemunho dado por Rafaela Carvalho, que acompanhou o padre Cláudio Sousa em missão na cidade de Belém. Ela firmou que foi uma experiência rica para sua vida. “Foi uma experiência muito boa pra mim. Falta palavra para definir esse momento”, disse, emocionada.  

A jovem catequista salientou que é importante e necessário que a igreja vá ao encontro das pessoas. “Eu pude perceber a necessidade da palavra de Deus ao povo belenense. Tem muita gente sofrendo de depressão. Isso é muito ruim, é preocupante. Existe uma carência de atenção e de Deus na vida das pessoas. É importante que tenham essas missões, principalmente dos padres, que são um referencial, para levarem a palavra de Deus para aquelas pessoas que sofrem depressão, de ansiedade. Algumas famílias estão afastadas da igreja por conta desse período da doença, por isso que a missão foi importante, porque preenche essa lacuna”, disse Rafaela.

Ao final, o padre Fernando Amando, pároco local, definiu como um dia muito especial para Belém e para o clero da Diocese. “Esse dia, ele ficará marcado no coração do povo de Belém para sempre. Belém nunca viu algo parecido, tantos padres reunidos, indo de casa em casa, visitando as famílias. […] Para nós que somos padres, é o dia de testemunhar aquilo que nós pregamos. Não basta pregar sobre a importância da missão. É necessário sair, ir, pra poder darmos um testemunho missionário. Então, agradecer a Deus é mais que necessário, agradecer por tudo o que Ele já fez por nós, pelo nosso município”, pontuou.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp