Quinta, 02 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

35°

25° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Dia do Piauí
19/10/2021 15h47
Por: Isabel Ribeiro

Prefeita de Ilha Grande do Piauí recebe Medalha do Mérito Renascença

Nos 199 anos de celebração da adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Governo do Estado realizou, nessa segunda-feira (18/10), em Parnaíba, um culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Porto das Barcas, onde foram homenageados homens e mulheres que transformam a vida de piauienses e contribuem para o desenvolvimento do Estado. A prefeita de Ilha Grande do Piauí, Marina Britto, foi uma das homenageadas que recebeu a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias explicou por que todo ano faz questão de relembrar o que significa a participação do Piauí na Independência do Brasil. “Foi aqui em Parnaíba que ocorreu um ato que deu início a todo o processo da Independência do Piauí. Éramos para ser colônia de Portugal, mas graças a esse ato comandado por Simplício Dias, João de Deus, Leonardo Castelo Branco e muitos heróis e heroínas que tiveram a coragem de dar um grito de independência, nós vencemos”, comentou.

Governo do Estado
Governo do Estado

Para Dias, o fato do piauienses terem se mobilizado pela independência é motivo de orgulho. “Quando os piauienses disseram: ‘nós queremos ficar integrados com o Brasil’, há documentos que comprovam isso. E Parnaíba se revela um polo importante a partir daí. Esse gesto já encorajou a montagem do primeiro governo, já permitiu que a gente tivesse, inclusive, logo depois esse enfrentamento, lá no Jenipapo. Cada um de nós piauienses devemos ter muito orgulho do que aconteceu aqui. Por isso que a cada ano eu volto para que tenhamos a consciência que não foi aquele levantar de espada lá no Ipiranga que resolveu tudo, teve uma batalha que foi enfrentada e o nosso povo do Piauí e da Parnaíba fazem parte dessa vitória”, disse o chefe do executivo piauiense.

Continua depois da publicidade
Fonte: Governo do Estado
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp