Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

29°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cidades
22/10/2021 10h35
Por: Marina Sousa

Oeiras participa de treinamento para oferecer atendimento de de doenças pulmonar

Representando a Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras, a enfermeira Geórgia Salanne participou, nos dias 19 e 20 de outubro, de um treinamento no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, sobre tele-espirometria para suporte ao atendimento de doenças pulmonares crônicas na Atenção Primária à Saúde.

O treinamento é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve adesão do município de Oeiras. O principal objetivo é oferecer ferramentas que auxiliem a continuidade do cuidado aos pacientes com doenças crônicas na Atenção Primária, envolvendo a capacitação de profissionais de saúde e ofertando suporte às decisões clínicas das equipes por meio de tutoria com especialistas.

Oeiras participa de treinamento para oferecer atendimento de de doenças pulmonar

O projeto faz parte da constatação das autoridades de saúde de que as doenças respiratórias, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), estão entre as principais causas de morte e incapacidade no mundo. Além disso, a Covid-19 surgiu como um doença respiratória altamente infecciosa que pode acarretar alterações pulmonares significativas.

Continua depois da publicidade

Em Oeiras, os dados de óbitos por causa respiratória chamam a atenção – nos últimos cinco anos, foram registradas 116 mortes.

Além do treinamento, o município de Oeiras recebeu uma máquina para a realização da espirometria, exame de função pulmonar mais comum para avaliar a saúde dos pulmões, utilizado para ajudar a diagnosticar e tratar várias doenças respiratórias.

Agora, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar a capacitação dos profissionais para implementação do serviço no município de Oeiras, proporcionando soluções que garantam o acesso dos pacientes a métodos diagnósticos e assegurando melhorias na qualidade da assistência.

Pode ser uma imagem de texto

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp