Quinta, 09 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

25° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Cultura/Timon
25/10/2021 13h57 Atualizada há 1 mês
Por: Blog do Lucão

Dia 30/10 em Timon acontecerá o 1º Encontro Municipal de Povos de Terreiro

Com mais de 100 lideranças se unem na construção de diálogos democráticos contra o avanço do autoritarismo, racismo e a intolerância religiosa.

Em Timon - Maranhão, 1º Encontro Municipal de Povos de Terreiro discutirá ações voltado para os povos de comunidades tradicionais do município e ações de combate à intolerância religiosa resoltando a importância de Políticas afirmativas para os PCTs.

Dia 30/10 em Timon acontecerá o 1º Encontro Municipal de Povos de Terreiro

Local 

O encontro terá com o tema “oportunidade, trabalho e renda pós pandemia ”, o Encontro Municipal de Povos de Terreiro será realizado em TIMON (MA) Dia 30 de Outubro, das 14hs às 18hs, Centro de Treinamento Professor wall Ferraz, localizado na rua Maria Carlos da Silva(antiga rua 09) ,Nº 1002,Parque Piauí-Timon -MA.

Pautas

A programação contém análises sobre a conjuntura política do Brasil e do mundo, mesas de discussão sobre temas como mulheres negras e saberes ancestrais, racismo religioso, representação simbólica das culturas negras e das religiões de matriz africana, educação e estratégias de defesa dos corpos e da natureza, entre outros.

Objetivo

Segundo o Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira (Cenarab), o objetivo é analisar com profundidade o cenário atual para que sejam traçadas, coletivamente, estratégias e táticas de luta, resistência e organização e propor ações afirmativas que atenda às comunidades tradicionais do município. 

Ancestralidade

Pai Rondinele de Oxum , Vice -Coordenador Nacionaldo CENARAB e líder do Movimento no Piauí, reforça a importância do encontro para discutir e traçar estratégias contra o racismo religioso, e de continuar organizando os povos de terreiro para garantir políticas públicas de combate à intolerância. Ele  valoriza a força ancestral das religiões de matriz africana para subverter a dor da escravização forçada e o processo de negação de direitos.

"Fomos submetidos à barbárie civilizatória da escravização de pessoas livres. Não deixemos aprisionar nossas mentes, e no esforço de viver os desafios contemporâneos -- parafraseando também mãe Estela, nossa saudade --, tenho a certeza de que o nosso tempo de agir é agora pela vida dos jovens negros, pela vida das mulheres negras, pelos povos de terreiro livres, por 'Lula Livre', sim", ressaltou.

Participações

Contaremos na mesa de abertura como prefeita de Timon/ Dinair Veloso, Secretária de Cultura, Secretário Nacional de Políticas para Povos Tradicionais, Coordenador Estadual e Municipal de Direitos Humanos , Secretário Municipal de Educação, Dr. Viviane Moura / Superintendênte de Concessões de Empresas Públicas e Privadas do Piauí, Gente de Promoção de Igualdade Racial, Assunção Aguiar e o Vice Coordenador Nacional do CENARAB, Pai Rondinele de Oxum.

A resistência é celebrada a partir da ancestralidade, do cuidado e do respeito. Assim, as lideranças que participaram do encontro terá o compromisso de lutar conjuntamente contra a injustiça social e combater o preconceito com as religiões de matriz africana. 

Eleição da CENARAB

Na oportunidade teremos eleição da coordenação local do cenarab local para traça ideias e articular junto às ações locais do município.

PUBLICIDADE:

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp