Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

34°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
27/10/2021 19h43 Atualizada há 1 mês
Por: Josely Ecologista

DEL-PI é a 9ª cidade no Piauí com maior desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira

Dom Expedito Lopes Piauí obtém excelente desempenho no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira 2021.

IODEB 2021
IODEB 2021

Consecutivamente, o município de Dom Expedito Lopes Piauí, atinge expressivos resultados no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021.

Continua depois da publicidade

Com nota 5,0 Dom Expedito Lopes- Piauí superou a média estadual (4,8) e equiparou à média Nacional (5,0). Nessa edição a Educação Municipal ainda obteve o primeiro melhor desempenho entre os municípios jurisdicionando a 9ª Regional de Educação e o 9º melhor desempenho dos 224 municípios piauienses.
O município comemorou o resultado e afirma que a conquista é reflexo de uma série de ações desenvolvidas na rede municipal voltadas à política de fortalecimento e qualificação na oferta de ensino.

O IOEB é um índice que mensura bienalmente o desempenho e as condições criadas pelas redes de ensino de cada município, Estado, Distrito Federal. O indicador, analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais, mensurando a qualidade, as condições de oferta e alcance a todos os públicos em idade de escolarização básica. Qualifica ainda, a gestão municipal e da educação.

Esse resultado revela o engajamento da Administração Municipal, bem como da gestão escolar e do escolar – dirigentes, técnicos, professores, alunos a famílias. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.

Confira abaixo o desempenho e a colocação dos dez primeiros municípios piauienses no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira – IOEB 2021.

1- Oeiras 6,0

2 – Piracuruca 5,8

3- Domingos Mourão 5,6

4- Teresina 5,5

4- Vila Nova 5,5

5- Bom Jesus 5,4

5- Castelo do Piauí 5,4

6- Belém do Piauí 5,3

6- Buriti dos Montes 5,3

6- Fronteiras do Piauí 5,3

7- Cabeceiras do Piauí 5,2

7- Floriano 5,2

7-Lagoinha do Piauí 5,2

8- Caldeirão Grande 5,1

8- Juazeiro do Piauí 5,1

8- Pajeú 5,1

9- Campo Maior 5,0

9- Beneditinos 5,0

9- Dom Expedito Lopes 5,0

9 – Pio IX 5,0

10 -Marcolândia 4,9

10- São João da Canabrava 4,9

10- São João da Serra 4,9

10- São Miguel do Tapuio 4,9

A terra foi preparada, a semente foi plantada, choveu, agora é hora do município continuar a sua colheita dos frutos que ainda estão porvir “. Afirmou a gestão municipal.

Confira o depoimento de autoridades, educadores e do prefeito Valmir Barbosa.

Sabemos que o IOEB é uma ferramenta que apoia e mede a atuação de gestores em prol da educação. Em virtude dessa última nota alcançada pelo nosso município que é resultado de um grande investimento a longo prazo e muito trabalho em equipe temos a certeza que estamos no caminho certo em prol de uma educação com cada vez mais qualidade e de um município bem desenvolvido. Hoje estamos muito felizes com tal índice alcançado e de certa forma nos sentindo realizados por saber que a atual gestão municipal de Dom Expedito Lopes está promovendo transformações educacionais e que deixará um legado em todo ambiente da nossa Rede de Ensino. Com certeza, continuaremos esse trabalho em conjunto pela melhoria da qualidade do ensino\aprendizagem ofertado a nossas crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, pois   a atuação em regime colaborativo, um trabalho em equipe muito bem realizado, é a receita para o sucesso de tudo aquilo que nos propusemos a fazer. Então só temos a agradecer ao gestor municipal pelo investimento e apoio que tem ofertado a educação nesses últimos anos e a todos aqueles que fazem parte da educação do nosso município pela colaboração em estar sempre dispostos a contribuir com seus esforços em prol de uma educação de qualidade”. Prof. Juceneide Nobre - Secretária Municipal de Educação.

Prof. Juceneide Nobre - Secretária Municipal de Educação

O município de Dom Expedito  Lopes, como mostra aí a pontuação, ficamos na nona colocação diante de todos os municípios do Piauí, então isso para nós é um grande avanço, isso mostra um grande desempenho, um excelente trabalho dos professores, temos que agradecer a todos os professores e o apoio dos pais, com esse avanço o município de Dom Expedito Lopes só tem a crescer e agradecer ao gestor a secretaria de educação que tem nos apoiado, esse avanço é uma vitória de todos nós, esse IOEB vem crescendo a cada ano: em 2015 teve nota de 4.1, em 2017 nota de 4.3, em 2019 nota de 4.6 e hoje estamos com a nota de 5.0, então essa pontuação é muito significante, não só para os diretores, como para os professores é uma vitória toda nossa, secretaria de educação, gestor municipal que se preocupa muito com essa questão é parabeniza também fica feliz por essa ação, parabeniza a todos nós da educação isso nos motiva muito à continuar-mos empregados no desenvolvimento da educação municipal”. Irlandia - Diretora de escola municipal.

Irlandia - Diretora de escola municipal.

Essa nota nos trouxe bastante orgulho, me surpreendeu, entre os 224 municípios do Piauí, Dom Expedito Lopes ficou em nono lugar, parabéns a nossa educação a todos, a todos que fazem a educação do nosso município, nesse avanço incluímos a gestão que também tem seu ponto positivo, pela parte do gestor e eu como educadora, estou feliz acreditando e acredito sim que ainda vai aumentar muito mais no decorrer dos trabalhos, então hoje é um motivo de orgulho, já conversei com muitos pais de famílias e educadores do município que se surpreenderam, que estão felizes, a minha felicidade é grande por esse grande avanço na educação do município”. Prof. Evanil Conrado - Vice-prefeita.

Prof. Evanil Conrado - Vice-prefeita.

Primeiramente eu fico muito feliz com esse avanço da educação de Dom Expedito Lopes, porque para isso acontecer teve que ter boas ações e o prefeito Valmir Barbosa vem mostrando a cada dia os avanços na educação, com as melhorias nos prédios das escolas, transformando o local de aprendizado dos alunos mais confortável com estrutura de primeiro mundo, melhorando de forma exemplar tudo que se trata de educação desde de os transportes dos alunos até as estruturas dos colégios, como também um bom entendimento entre gestores, funcionários, pais de alunos e os próprios alunos. Dessa forma o município só tem a crescer, os resultados vem aparecendo como essa pontuação no IOEB de 5.0, ficando em 9’ (nono) lugar no estado, ultrapassando até mesmo a pontuação estadual que foi de 4.8 e igualando a pontuação federal, tem mais, podem confiar que no decorrer do tempo vamos aumentar mais ainda esse nível”. Vereador Everaldo Gonçalves - Presidente da câmara.

Vereador Everaldo Gonçalves - Presidente da câmara.

Confira abaixo os depoimentos de dois dos grandes responsáveis que ao lado de todos trabalharam com determinação e compromisso pelo crescimento dos índices na educação do município, o ex-secretário municipal de educação professor e Biólogo Edson Carlos e o prefeito Valmir Barbosa.

Obs: para conferir os vídeos clique no link na cor azul abaixo do título.

Edson Carlos (Professor e Biólogo) Fala sobre a conquista da nota 5.0 do IOEB em Dom Expedito Lopes.

https://youtu.be/aN52-YQ_6zY

Prefeito Valmir Barbosa parabeniza os educadores pela nota 5.0 do IOEB em Dom Expedito Lopes-PI


https://youtu.be/TNez8tgXD6U

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp