Segunda, 06 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

34°

25° 36°

Teresina - PI

Últimas notícias
Luís Gustavo
Luís Gustavo Correspondente do município.
Cidades Qualidade de vida
28/10/2021 11h40 Atualizada há 1 mês
Por: Luís Gustavo

Centro Infantil de Fronteiras realiza projeto que incentiva alimentação saudável na escola

Dia Mundial da Alimentação é comemorado no dia 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945.

Dessa forma o Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, juntamente com as equipes: gestora, pedagógica, docentes e discentes temos a consciência da importância da alimentação na nossa vida. Neste sentido, no qual estamos passando por um momento critico, que a questão da alta dos alimentos por conta da crise econômica, por causa da pandemia. Queremos propor atividades pedagógicas sobre alimentação e culminar na nossa escola esse projeto, que foi idealizado por conta da semana da alimentação neste mês de outubro.

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Com isso, podemos afirmar que uma alimentação saudável traz diversos benefícios a saúde, principalmente para as crianças em fase de crescimento pois previne muitos males como obesidade, colesterol, diabetes, desnutrição e anemia, além de melhorar o humor e dar ânimo e força para encarar o dia.

Continua depois da publicidade

Assim, ter uma alimentação saudável é de grande importância para as famílias fronteirenses, mas não é o que acontece de um modo geral, segundo estudos de nutricionistas no Brasil a criança que não se alimenta de modo correto pode não crescer adequadamente tendo dificuldades de concentração nas atividades e fraqueza para brincar. Estima-se que ume em cada três crianças no Brasil é obesa e os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia precoce tem crescido, assim como a depressão associada.

Por isso a importância de Projetos de alimentação na educação infantil, pois incentivará os pequenos a mudar seus hábitos alimentares de modo a conscientizar os pais também, devemos nos atentar que alimentação saudável é comer bem e não comer demais, sempre promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa.

JUSTIFICATIVA

Comer bem para garantir a saúde a energia não é difícil, basta descobrir como equilibrar os mais diversos tipos de alimentos.

É preciso desenvolver hábitos alimentares sadios nos alunos (e consequentemente em seus núcleos familiares), e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação - regrada e nutritiva para que tenham boa saúde. Precisamos consumir diariamente, vitaminas, proteínas, carboidratos e outras substâncias alimentares que são encontradas nos alimentos como: leite e laticínios, carne, ovos, peixes, pão, massas, feijão e outros.

Muitas crianças não aceitam e não são habituadas a ter esses alimentos no cardápio em muitos casos, sabemos que nos dias de hoje a alimentação das crianças vem sendo muitas vezes baseada em alimentos artificiais, frituras, doces, prejudicando de forma significativa o desenvolvimento sadio do corpo, por isso a importância do projeto na educação infantil onde serão desenvolvidas atividades que envolverão pesquisas, discussão em grupo, confecção de alimentos variados, com o objetivo de fazer com que os alunos reconheçam o valor nutritivo dos alimentos e a importância de consumi-los.

OBJETIVO GERAL: Conscientizar as crianças para importância dos bons hábitos alimentares e consequentemente.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Conhecer a pirâmide alimentar,
  • Criar parodias sobre alimentação saudável;
  • Expor murais sobre os tipos de alimentos saudáveis e não saudáveis; Apresentar coreografias musicais sobre os alimentos:
  • Desenvolver folders sobre alimentação: Identificar as cores das frutas e seus valores nutricionais:
  • Explicar sobre alimentação e sua importância;
  • Desfile de alimentos;
  • Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa, importância da boa alimentação sem desperdícios:
  • Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos. 
  • Trazer um nutricionista para esclarecer sobre a importância da alimentação;

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp