Sexta, 20 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

23° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Destaque
31/10/2021 13h31 Atualizada há 7 meses
Por: Blog do Lucão

SEMDHC prestigia Encontro de Terreiros de Timon 2021

Representando a Prefeita Municipal de Timon, Dinair Veloso, a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania,  Aldeneyde Sousa fez a abertura do encontro de Terreiros de Timon 2021 realizado na tarde deste sábado (30/10) no Centro de Treinamento Professor Wall Ferraz. Aldeneyde sintetizou sua explanação nas palavras 'Respeito e Tolerância' independente de qualquer opção por credo religioso, identidade sexual, etc. O importante em todo tipo de relação entre as pessoas é o respeito e a tolerância, estes pilares são fundamentai para uma relação salutar entre os povos de todas as culturas, enfatizou a secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.                                                    

Também estiveram representando o poder público Municipal, a presidente da Fundação Cultural Leyliane Monteiro,  a representante da secretária Laura Carvalho da SEMDEST, Rose Costa e Clayton Dias representado a Secretaria de articulação Política de Timon.

 A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Aldeneyde Sousa fez a abertura do encontro de Terreiros de Timon 2021
A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Aldeneyde Sousa fez a abertura do encontro de Terreiros de Timon 2021

Presenças Ilustres

Nomes evidentes relacionados a cultura afro do Maranhão e do Piauí prestigiaram  o evento como : Sr. Sebastião:coordenador estadual de povos tradicional da SEIR-MA (Secretaria de igualdade racial do Maran hão); Iracema, Coordenadora Estadual de Saúde Quilombola da SEIR-MA; Airton,  Coordenador Estadual de Povos Tradicionais da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Movimentos Populares; Pai Rondinele, Vice Coordenador Nacional do CENARAB; e  vindo do Piauí tivemos a presença da Srª Assunção Aguiar, Coordenadora Estadual de Igualdade Racial do Piauí; e Drª Viviane, Coordenadora Estadual da PPP (Parceria Publica Privada do Piauí).

Congraçamento

Dezenas de terreiros  de Timon estiveram representados neste  grande congraçamento de povos de religiões de raízes afro, que foi idealizado e mediado por Pai Germano de Oxóssi.

Homenagem

Durante o encontro houve a apresentação de uma dança afro e uma homenagem às duas ‘Mães de Santo’ mais antigas de Timon (Mãe Hewlena, que estava presente e Mãe Benedita, representada por sua filha).

Síntese das Falas

Sebastião  discorreu sobre a importância das políticas públicas para as religiões e matrizes africanas, e o seu pleno funcionamento ,  sem necessidade de alvará

Iracema  explanou a Implementação de políticas públicas  de saúde as populações Quilombolas , sobre Força estadual de saúde quilombola: fortalecimento para atenção básica do município atendendo as pessoas dentro das comunidades Quilombolas ; diagnóstico das comunidades, acompanhar os doentes crônicos, gestantes, puérpera.

Assunção  disse que uma fatia da sociedade carrega  o preconceito no termo macumbeiro como alguém que praticam o mal , que os povos de raízes afro precisam compreender dentro de casa e ver a hierarquia e ver a matriarca como fonte de conhecimento e força , ser protagonista da sua história e deixar o seu legado  como povo de santo em seu povo de santo.

Pai  Rondinely falou da Importância de todos conhecerem a religião umbanda , dela ser  reconhecida como as demais, e assim ter o apoio público para divulgação.  Propagar  as informações para que as pessoas que seguem a religião de matrizes africanas saibam o que tem de direito e começar a colocar em prática , Importância da comunicação, da conversa, da organização, da articulação.

Viviane disse se fazer mister a  formação e instrumentos de libertação (instrumentos para colocar em prática a formação);  o fortalecimento da inclusão efetiva do respeito e da dignidade dos povos de matrizes africanas.

Pai Germano de Oxóssi diz: "Em virtude da pandemia os nossos terreiros enfrentaram uma maior dificuldade em articular nossas atividades uma vez que nós zeladores de casas afros, contávamos apenas com a orientação e fortalecimento espiritual dos nossos guias e mentores. Vendo assim a necessidade de mostrar organizações solidas em busca de parcerias e convênios com os poderes municipais e estaduais, a fim de sermos assistidos pelos os mesmos. 

As religiões de matriz africanas, a décadas vem buscando reconhecimento e igualdade social. Tendo em vista que nossa cidade tem um número significativo de adeptos desta religião, onde hoje existe mais de 300 pontos de manifestações afros, dentre eles terreiros, congas e mesas. Timon, é a 4ª maior cidade do estado do Maranhão que tem milhares de adeptos dessas religiões.E que antes do credo da religião em si, deve ser visto que envolve cidadãos,além de deveres precisam fazer valer os seus diretos. 

De acordo com artigo 5ª, 6º parágrafo, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantido na forma da lei a proteção aos locais de culto e suas liturgias.

Sabemos que nos dias de hoje os adeptos das religiões afro, enfrentam a intolerância religiosa onde fere nosso direito de culto, uma vez que é um direito constitucional. Todas as expressões religiosas devem-se igualmente respeitadas e protegidas assim como a opção de não ter uma religião.

Nosso intuito é: não é mais e nem menos é só igualdade. Ter nossas casas de axé regularizadas com políticas públicas que assistam nosso movimento trazendo o desenvolvimento social e racial. E por fim quebrar todas as barreiras de preconceito existente em nossa sociedade." Observou o idealizador do evento.

Propósito

O Encontro de Terreiros de Timon 2021  Propôs uma carta programada de intenção junto ao poder público de políticas públicas para os terreiros de Timon. Uma Coordenação Municipal de povos de matrizes africanas e ameríndios, o que possível através de assinatura dos participantes em uma ATA de registro do evento.

ANPMA-BRASIL – foi fundado por religiosos e religiosas da tradição de matriz africanas, no 1ª Encontro Municipal de Povos de Terreiros de Timon-MA , com entidades ligada ao movimento e autoridades locais, estaduais e nacionais, em 30 de Outubro de 2021 / Timon-MA.

ANPMA- BRASIL – Articulação  Nacional de Povos de Matriz Africanas e Ameríndia é  uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos/as da tradição religiosa afro-brasileira, gestores/profissionais de saúde, integrantes de organizações não-governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro.

Atualmente a ANPMA- BRASIL conta com mais de 50 núcleos espalhados pelo país e representações em 20 estados .

Objetivo

ANPMA- BRASIL tem como objetivos: valorizar e potencializar o saber dos terreiros em relação a saúde; estimular práticas de promoção da saúde; monitorar e intervir nas políticas públicas de saúde exercendo o controle social; legitimar as lideranças dos terreiros enquanto detentores de saberes e poderes para exigir das autoridades locais um atendimento de qualidade, onde a cultura do terreiro seja reconhecida e respeitada;  reforçar a importância de interligar as práticas de saúde realizadas nos terreiros com  as práticas de saúde no SUS; contribuir para uma reflexão sobre diferentes aspectos da saúde da população dos terreiros; estabelecer um canal de comunicação entre os adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, os gestores/profissionais de saúde e os conselheiros de saúde.

Na oportunidade tomou posse a diretoria do núcleo do Município de Timon-MA, com os seguintes cargos.

Coordenador Geral do Núcleo Timon-MA e Vice Coordenador,  1º Secretário,    Coordenador Financeiro,  Coordenador de Mulheres de Axé, Coordenadores de Homens do Axé,  Conselho dos Mais Velhos , Coordenador da Juventude de Terreiros , Coordenador de Comunicação,  Coordenador LGBTQI+ de Terreiros , Coordenador GT Saúde,  Coordenador Político.

GALERIA:

PUBLICIDADE:

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp