Ao comprar uma carne congelada, é importante ter alguns cuidados na hora de descongelá-la: a proteína animal é muito perecível e, por isso, deve-se seguir alguns passos para manter a sua qualidade. Isso serve para qualquer tipo de proteína animal, seja carne suína, bovina, de frango ou peixe. Veja a seguir como descongelar a carne corretamente:
Não deixe a carne em temperatura ambiente
Isso mesmo: nada de descongelar carne fora da geladeira, na pia ou em cima do balcão. O correto é retirar a carne do congelador e deixá-la descongelando dentro da geladeira por 24 horas: dessa forma, o processo de degelo acontece gradualmente e a proteína mantém as suas características como sabor e suculência. Isso também retarda a proliferação de bactérias que podem contaminar a carne. Descongelar a carne com água também não é recomendado.
Outros cuidados que você deve ter com a carne
Por serem bem perecíveis, as carnes devem receber atenção especial desde a hora da compra no mercado: deixe para pegar a carne por último, para evitar que ela fique no carrinho descongelando. Se possível, leve a carne para casa em uma bolsa térmica e, chegar, coloque-a imediatamente no congelador.