Domingo, 05 de Dezembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

34°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cidades
25/11/2021 14h19
Por: Marina Sousa

Conselheiros tutelares de Marcolândia participam de capacitação sobre o SIPIA

A Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Tutelar, realizou durante manhã e tarde dessa quarta-feira (24), uma capacitação para conselheiros tutelares do município, e das cidades de Fronteiras e Caldeirão Grande do Piauí.

O evento aconteceu na Unidade Escolar Valdir Tintiliano de Sousa entre às 08h e 14h.

Conselheiros tutelares de Marcolândia participam de capacitação sobre o SIPIA

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social, Valéria Castro, o objetivo do evento foi capacitar os conselheiros tutelares para usarem a plataforma do sistema SIPIA.

Continua depois da publicidade

O SIPIA é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sistema [SIPIA] tem uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui em uma base única nacional para formulação de políticas públicas no setor.

O instrutor Anderson, esclareceu que através do sistema o conselheiro solicita o acesso previamente fazendo cadastro do responsável e de crianças que tiveram seu direitos violados.

A base de dados vai para o sistema nacional no qual o Ministério Público, juntamente com outros órgãos competentes, irão tomar novas medidas para evitar a violação dos direitos novamente. Os dados do município são acessados através do SIPIA e localizados somente em números. Como exemplo ele citou a nominação de “cinco casos, “dez casos”, “vinte casos”.

“A gente vai saber somente em números”, disse o instrutor.

No evento, tanto a coordenadora Valéria Castro do CRAS, como o secretário de Assistência Social José Valdemiro (o Birica), estiveram presentes onde deram as boas-vindas aos participantes.

Confira as imagens:

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp