Quarta, 26 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Geral Geral
27/11/2021 16h18 Atualizada há 2 meses
Por: Marina Sousa

Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima entrega kits na segunda (29)

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima nas escolas da rede estadual do Piauí fará nova entrega de kits nesta segunda-feira (29). Serão 50 kits entregues para as estudantes no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, a partir das 09h00min.

Mais de 100 mil estudantes serão contempladas mensalmente com os absorventes higiênicos. O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima prevê ainda a realização de palestras educacionais, dentre outras ações de promoção da saúde da mulher.

Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima entrega kits na segunda (29)

A ação é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), como forma de ajudar a resolver questões ligadas à chamada pobreza menstrual. Para isso serão investidos mensalmente R$ 576.255,00, em benefício de 115.101 alunas matriculadas na rede estadual.

Continua depois da publicidade

“O nosso intuito é proporcionar que as nossas alunas da rede estadual tenham acesso à higiene e que a falta de um absorvente não impeça a aluna de ir para a aula. Oferecer absorvente gratuito é também promover a saúde, não podemos permitir que as nossas meninas não tenham acesso ao básico”, destaca o governador Wellington Dias.

A temática é vigente em todo o país e na esfera pública contou com o apoio da deputada federal Rejane Dias, autora do Projeto de Lei 61/2, que inclui entre as atribuições do Sistema Único de Saúde (SUS) a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“Em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Mulheres podemos levar às escolas palestras, oficinas, formações e outras ações de proteção à mulher. Precisamos ajudar toda a comunidade escolar a ver a menstruação como algo natural e biológico. O nosso objetivo é fazer com que as meninas se sintam bem e respeitadas dentro do ambiente escolar e que nada atrapalhe seu direito de frequentar a escola”, afirma o secretário de estado da educação, Ellen Gera.

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima  

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima nas escolas da rede estadual do Piauí foi instituído em outubro de 2021, seguindo a instrução normativa Nº: 3/2021 da Secretaria de Estado da Educação.

Todas as escolas da rede pública estadual serão contempladas com o programa. A distribuição dos insumos terá como base o Censo Escolar e a estimativa é que mais de 107 mil meninas, a partir de 9 anos, sejam beneficiadas com a distribuição de absorventes.

As escolas receberão R$ 5,00 por cada estudante para adquirir os produtos e serão responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade das estudantes.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp