O prefeito João Arilson, de Lagoa de São Francisco, recebeu a equipe do Portal R10 em seu gabinete, semana passada. Na ocasião, ele listou uma série de avanços no município. Confira o vídeo:
“Primeiro, um prazer está aqui dando uma entrevista para este importante portal do estado do Piauí, que é o R10. Nosso primeiro ano de gestão foi um ano muito difícil, para todos os gestores um ano diverso, devido a pandemia do coronavírus. Um ano onde os desafios da gestão não foram fáceis, mas dizer que Lagoa de São Francisco avançou muito no nosso primeiro ano”, inicia o prefeito.
Em seguida, João Arilson cita conquistas área por área. “Podemos destacar aqui a educação. A educação do nosso município no que se trata de infraestrutura de todas as escolas, elas foram reformadas neste nosso primeiro ano”, comenta.
Sobre a área da saúde, o gestor comemora o aumento do número de médicos. “Pegamos o município com apenas um médico no Mais Médicos e, hoje, temos cinco médicos consultando aqui no município. Para um pequeno município, é uma quantidade de profissionais razoável. Podemos destacar também na saúde, o funcionamento da Farmácia Básica, a Farmácia Popular. Onde a população, depois de receitada, vai lá e adquire o remédio sem custo aqui na Secretaria de Saúde”, detalhou.
Lagoa de São Francisco também se destacou na área ambiental, em 2021. “Pela primeira vez, o município da Lagoa foi contemplado com o ICMS Ecológico com o selo C. Então, isso torna o nosso município um município que tem também suas preocupações na área ambiental”, frisou o prefeito.
Na gestão pública, em âmbito geral, o prefeito se orgulha de dizer que o pagamento dos servidores está em dia. “Podemos dizer que a parte administrativa, aqui na Secretaria de Administração, o que nós temos feito de melhor é não atrasar o funcionalismo do município. Durante todo este ano, avançamos nessa área dos pagamentos dos funcionários. Pagando até antecipado, quase todos os meses”, revelou.
O mesmo compromisso foi mantido com os fornecedores, segundo João Arilson. “Não tivemos nenhum atraso, corte de energia, honramos nossos fornecedores. Então, Lagoa de São Francisco está sim avançando”, conclui.
Na área de infraestrutura, o gestor lembra que existem várias obras. “Muitas obras de calçamento, abastecimento de água, estrada em toda a zona rural. E também já melhoramos quase 100 km de estradas vicinais. Além da melhoria, em parceria com o Governo do Estado, da malha viária da PI-237, que liga Lagoa de São Francisco a Piripiri, através do DER e Governo do Estado. Então, temos sim avançado nessas áreas que tornam nosso município, cada dia, melhor para se viver”, finaliza o prefeito.