Quarta, 26 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
30/11/2021 16h53 Atualizada há 2 meses
Por: Josely Ecologista

DEL/PI - Novembro Azul - Prefeitura realiza mutirão de exames no Buriti Grande

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje,  30 de novembro, na localidade Buriti Grande um dia de ações de promoção à saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul. O foco da mobilização foi o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens, com ênfase para o diagnóstico precoce, considerado o principal caminho para a cura da doença.

Novembro Azul - Mutirão no Buriti Grande
Novembro Azul - Mutirão no Buriti Grande

Varios homens participaram do evento, realizado no colégio Padre Albino. Inicialmente foi realizada a cerimônia de abertura e boas vindas aos homens, com a presença de algumas autoridades do município do município, como o prefeito Valmir Barbosa, a primeira dama Valdiva Moura, Vice-prefeita Evanil Conrado, secretária de Saúde, Dra. Sabrina Vieira, Enfermeira Suyanny, a Dentista Dra, Francinne, equipe da saúde municipal e secretários.

Continua depois da publicidade

Em seguida, a Dra Elida Francinne, Dentista do município, ministrou uma palestra sobre a saúde bucal.

Palestrante Dra. Francinne.

No mutirão, profissionais da saúde também transmitem informações sobre a realidade do homem, o preconceito em relação a realização do exame e falta de informações sobre os cuidados para uma vida saudável e tranquila.

Dra. Sabrina Vieira, Secretária de Saúde.

Além de receber as orientações, durante o dia, os homens também puderam realizar diversos exames, como o PSA total, e aferição da pressão arterial.

 

É de grande importância oque está acontecendo no município de Dom Expedito Lopes em termo da saúde de outros, mas esse dia da saúde, a coleta desses exames para o povo do município de grande importância, agente tem realmente que bater palmas, agradecer a nos vontade do prefeito em estar colocando a disposição de toda a população esse trabalho que vem realmente a produzir efeitos na saude do povo domexpeditolopense”. Falou o ex-prefeito Francisco Gonçalves.

Francisco Gonçalves, ex-prefeito.

Eu sou agente de saúde do Gaturiano, esse evento é a primeira vez que está acontecendo no município, tem muitos homens de 50 anos pra cima que nunca soube oque é um exame de próstata PSA, quando eu ia explicar, que era no sangue, que era para ele bom que agente ia aproveitar para fazer a glicemia, medir a pressão para vê como era que estava, então esse ele foi muito importante, eu acredito muito que deveria acontecer não só esse ano, mas todos os anos, que é para prevenir o câncer da próstata e prevenir também a glicemia, a diabete, a presão alta, porque tem muitos homens, muitos idosos que não sabem como é nunca fizeram eu como agente sei a necessidade, muitas pessoas até querem fazer, mas não tem a condição de se deslocar de sua comunidade até a cidade, então pela primeira vez está acontecendo este evence muita importância e agente só tem a agradecer, aqui hoje algumas pessoas descobriram que são diabéticos é isso porque nunca fizeram os exames de glicemia, tem deles que até tem medo de ir no médico”. Expressou a ACS Gilda.

Gilda, Agente de Saúde.

Confira alguns depoimentos nos vídeos abaixo.

Obs. Para assistir os vídeos clique no link azul abaixo das fotos.

https://youtu.be/veqVwD0cN3M

 https://youtu.be/SjTbAWFVNQU

https://youtu.be/42CnifHkCY0


Fotos do mutirão.

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp