Sexta, 21 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

29°

23° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
01/12/2021 00h36 Atualizada há 2 meses
Por: Josely Ecologista

Secretaria Mun. de Esportes inicia projeto de atividades físicas com idosos no Gaturiano.

A terceira idade é um desafio para o ser humano, principalmente, quando ele é atingido por alguns agravantes como a solidão, a falta de atividades por aposentaria, ou mesmo por impossibilidade física. Também há situações familiares em que os filhos partem e com isso a vida fica meio sem sentido e isso faz muita diferença para quem tanto fez pela vida e ficam se sentindo “inúteis” e neste momento é que um grande aliado surge o que ao contrário  do que muitos pensam pode ser o grande remédio, pois auxilia no tratamento psicológico: o exercício físico.
De acordo com psicólogos.

Essa é uma fase em que o medo da morte, a perda da autonomia e a solidão são fatores importantes que podem vir a causar ansiedade, insônia, depressão, além das doenças associadas ao próprio envelhecimento, como Alzheimer e quadros demenciais. "Tristeza profunda, choro constante, irritabilidade, queixas 'sem motivo' e mudanças bruscas de comportamento podem ser indicativos de problemas com a saúde mental dos idosos".

Projeto Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso
Projeto Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso

A pandemia veio agravar esse cenário, já que muitos não dominam a tecnologia de comunicação e a falta de amigos e a perda deles, o isolamento imposto, geraram condições que prejudicaram muito a saúde desta parcela tão importante da sociedade.

Continua depois da publicidade

"Sendo eles do grupo de risco, esse isolamento lhes fora imposto a fim de lhes proteger e a solidão que já é tão comum neste período da vida veio agravar".

Alerta - Há algumas recomendações que podem aliviar esses sintomas, e uma delas é o cuidado com a saúde destas pessoas idosas.

Pensando nessas situações o Prof. Wilson Filho, Secretário de Esportes de Dom Expedito Lopes, resolveu criar o projeto (Atividade Física Como Método de Reabilitação na Vida do Idoso), com o apoio de Josimara, Profissional em Educação Física para melhorar a saúde dessa classe da Melhor Idade. Criando uma atividade onde os idosos pratiquem atividades físicas com danças, uma forma alegre de se exercitar e os resultados vem sendo incríveis, a vida desses idosos têm melhorado de forma excepcional.

O projeto desenvolvido  com os idosos de Serra dos Pinheiros nos oportunizou  provar por meio de atividades desenvolvidas e avaliações que é possível conseguir reduzir peso, controlar a pressão arterial, baixar a glicemia é outros benefícios.  Além de uma vida fisicamente ativa também uma vida socialmente ativa. Uma outra realidade a partir do projeto”. Pontuou o Secretário Wilson Filho.

Wilson Filho, Secretário de Esportes.

Devido o grande sucesso com os idosos da Serra dos Pinheiros, o projeto está sendo iniciado na localidade Gaturiano.

Nesta terça-feira (30), aconteceu a aula inaugural, com a participação do grupo da Serra dos Pinheiros, a Profissional Josimara ficou surpresa com a energia dos participantes daquela comunidade.

A aula inaugural contou com a participação de algumas autoridades entre elas: o Prefeito Valmir Barbosa, Nutricionista Dra. Bruna, Secretária de Agricultura Marcilene Barros, Secretário de Obras Lucas Cardoso, Secretária de Saúde Dra. Sabrina Vieira e o idealizador do projeto Secretário de Esportes Wilson Filho e ainda a técnica em enfermagem Edilene da Serra dos Pinheiros e a ACS Gilda do Gaturiano.

Confira imagens desse evento.

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp