Para tirar o sono durante o dia, no trabalho, depois do almoço ou para estudar, uma boa dica é consumir alimentos ou bebidas estimulantes como o café, guaraná ou chocolate preto, por exemplo.
Porém, a forma mais eficaz de acabar com o sono durante o dia é dormir o suficiente durante a noite. O tempo de sono ideal é de cerca de 7 a 8 horas por noite, no entanto, se a pessoa dormir durante 9 horas à noite e, ao acordar, sentir-se renovado e com disposição, é de 9 horas de bom sono que precisa.
Assim, algumas ótimas dicas para tirar o sono durante o dia, incluem:
Para tirar o sono, recomenda-se o consumo de alimentos ou bebidas estimulantes, como por exemplo:
Estes alimentos são estimulantes capazes de aumentar a disposição, pois aceleram os batimentos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea e, como consequência, ajudam a tirar o excesso sono.
Porém, seu uso deve ser reduzido ao mínimo, pois, além de favorecer as doenças cardíacas, dificultam a absorção do cálcio podendo prejudicar os ossos.
Outra boa dica para quem não consegue dormir o suficiente durante a noite e, por isso, acaba ficando com muito sono no momento em que precisa ficar mais focado, consiste em aproveitar o tempo do almoço para um cochilo rápido ou aproveitar as viagens de deslocação para o trabalho para dormir. Apesar de não ser um sono de boa qualidade, estes minutos de sono ajudam a recarregar um pouco de energia, dando uma vontade extra para ficar focado na tarefa que se tem para fazer.
O ideal é que se durma entre 15 a 30 minutos e não mais do que isso, pois existe o risco de se ficar ainda com mais sono, especialmente porque se entra na fase REM e fica mais difícil acordar.
As pessoas mais propensas a sofrer com o sono durante o dia são os que trabalham por turnos, como os profissionais da área da saúde, policiais, bombeiros e os seguranças. Para estes, aconselha-se que aproveitem para dormir ou descansar sempre que puderem.
Esta é outra técnica muito eficaz que pode render uma energia extra. Para isso, basta parar a cada 30 minutos e fazer algum tipo de exercício para estimular a circulação sanguínea. Alguns bons exemplos são fazer alongamentos, como tocar com as mãos nos pés, ou até fazer algumas flexões.
Com este tipo de truque é quase sempre possível conseguir mais 20 a 30 minutos de energia extra.
A sensação de sono normalmente só aparece quando se está em um ambiente confortável, ou seja, numa posição confortável, com pouco som e numa temperatura agradável. Assim, contrariar esses fatores pode ser uma boa forma de ficar mais acordado. Para isso, basta colocar alguma música tocando, abrir um pouco a janela para entrar um pouco de vento e até evitar estudar na cama.
Comer pequenos lanches quando se está trabalhando ou estudando também pode ajudar a combater o sono, especialmente se forem incluídos alimentos leves mas com boas propriedades para estimular a resposta cerebral. Assim, alguns exemplos são:
Estes lanches são ricos em antioxidantes e gorduras boas, que ajudam no funcionamento do cérebro, podendo ser uma boa opção para completar o uso de um alimento estimulante, por exemplo.
Fazer respirações fundas ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no sangue e, por isso, pode ajudar a combater a sensação de sono excessivo. Para isso deve-se inspirar fundo pelo nariz, segurar o ar por 2 segundos e depois jogar todo o ar fora pela boca, repetindo-se até 10 vezes.
Outra técnica de respiração que parece ser bastante eficaz consiste em:
Conversar por alguns minutos, com algum colega de trabalho ou por telefone, de preferência sobre um assunto interessante ou divertido, ajuda a estimular o cérebro e fazê-lo ficar mais desperto.
A melhor forma de evitar ter sono durante o dia passa por ter uma higiene de sono adequada, ou seja, ter hábitos de sono saudáveis, indo dormir todos os dias na mesma hora e acordando sempre numa hora padrão. É aconselhado ainda que durante a noite se durma entre 7 a 9 horas, mas não mais do que esse tempo, já que o excesso de sono durante a noite também pode deixar a pessoa menos disposta ao acordar.