Domingo, 23 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

24° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Teresina Teresina
09/12/2021 08h04 Atualizada há 1 mês
Por: Bruna Dias

Queima de fogos na Expoapi assusta animais e provoca acidentes

Animais foram atropelados e acidentes foram provocados na noite dessa quarta-feira (08), após queima de fogos na Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). 

Vários cavalos se assustaram e acabaram fugindo de dentro do local, invadindo a BR 343 e sendo atingido por veículos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram carros destruídos e animais bastante feridos.

Divulgação
Divulgação

Segundo a PRF, um veículo modelo Celta conduzido por um homem de 29 anos, colidiu com um cavalo que atravessava a pista. O motorista teve lesões leves, e outros 3 passageiros, uma mulher de 64 anos um homem de 62 anos, e um homem de 41 anos, saíram ilesos.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo a PRF, o animal atropelado não permaneceu imobilizado no local da colisão, mas seguiu em disparada, com outros 5 cavalos. Momentos após o fato, outros dois acidentes, somente com danos materiais, ocorreram em virtude da presença dos animais na pista. 

Em nota, a Secretaria Estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural informou que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento e sim por uma banda que se apresentava. Disse ainda que, mesmo a organização não tenha causado o incidente, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

No Piauí, foi sancionada a lei de nº 7.643, de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e soltura de fogos de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos ruidosos, com exceção dos fogos visuais, com luzes e cores, mas que não produzem ruído de grande intensidade.

A proibição diz respeito a eventos em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, com exceção de eventos religiosos. Os infratores estão sujeitos a multa de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) para pessoa física e R$ 2.000,00 (dois mil reais) para pessoa jurídica, valor que será dobrado na hipótese de reincidência. A fiscalização e aplicação de multas está sob a responsabilidade do Poder Executivo. O montante que vier a ser arrecadado deverá ser destinado ao custeio de programas voltadas à proteção de animais.

Fogos de artifício causam acidente entre cavalos e carros na BR-343, em Teresina — Foto: Reprodução

Veja na íntegra:

A SECRETARIA ESTADUAL DO AGRONEGOCIO E EMPREENDEDORISMO RURAL, APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU e a ASSOCIAÇÃO DE VAQUEJADA DO PIAUI, como gestores e fiscalizadores da70ª EXPOAPI, vêm a público esclarecer o ocorrido na noite do dia oito de dezembro, onde a produção de um dos artistas que se apresentava durante o evento ao se utilizar de efeitos especiais e pirotécnicos, assustou alguns cavalos que estavam na área interna do parque que acabaram fugindo das redomas e ocasionaram um acidente com carros que trafegavam na BR 343.

É de suma importância esclarecer que a EXPOAPI se trata de um evento que tem o apoio do Governo do Estado do Piauí e incorre em estrita observância e obediência a Lei de nº 7.643 de 26 de novembro, que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios que possuem efeito sonoro ruidoso no Piauí.

Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei.

Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade.

Reiteramos nosso compromisso com a máxima transparência e responsabilidade em realizar esse evento que valoriza o agronegócio e movimenta nossa economia e tem sido marca dessa gestão desde o seu início, bem como nos colocamos a disposição para prestar quaisquer esclarecimentos acerca desse assunto.

ATENCIOSAMENTE,

SECRETARIA DO AGRONEGÓCIO

APCZ - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE CRIADORES DE ZEBU

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp