Sábado, 21 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

23° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Visão Notícias 360º
Visão Notícias 360º Nosso maior objetivo é levar notícias, fatos, á população e leitores de amplo setores social, econômico de modo geral, com relevância de maneira imparcial, sem compactação político partidária, religioso, cultural, étnicas ou condições financeira em nosso municípios e municípios circunvizinho. Deixamos bem claro que, fatos ou atos onde ocorra violência entre familiares só serão publicadas com o acionamento da polícia ou algum membro das partes dos familiares sob suas respectivas responsabilidade
Cidades Cidades
09/12/2021 19h05
Por: Visão Notícias 360º

Tribunal de Contas inicia simpósio sobre Análise de Dados no Controle Externo

Tribunal de Contas inicia simpósio sobre Análise de Dados no Controle Externo

Na manhã desta quinta-feira (09), o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), por meio do Núcleo de Gestão de Informações Estratégicas e Combate à Corrupção (NUGEI), deu início ao simpósio “Análise de Dados para o Controle Externo: Revelação e Predição de Fraudes”. O evento faz alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção e conta com painéis a fim de promover a integração interinstitucional entre os órgãos que compõem a Rede de Controle do Piauí e as unidades de informações estratégicas da Infocontas.

TCE/PI
TCE/PI

Abrindo a solenidade, a presidente do TCE-PI, conselheira Lilian Martins, falou da importância do simpósio. “É muito importante celebrar o Dia Internacional Contra a Corrupção reunindo a Rede de Controle do Piauí e das unidades da Infocontas, além dos auditores e demais servidores envolvidos nessa área. Nós podemos fazer muito mais pelo nosso país e a capacitação quanto à análise de dados no controle externo é um caminho importante nesse processo”, declarou.

Para Leandro Maciel, sub-procurador geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), o simpósio vai trazer informações que já estão ajudando os órgãos de controle externo em todo o país. “É importante que não fiquemos parados e nem acomodados no nosso trabalho. Estamos todos comprometidos com essa causa. Trabalhar com a análise de extração de informações a partir de dados é algo que vai trazer muitos benefícios para todos”, afirmou.

A abertura do evento também contou com a leitura do “Manifesto Contra a Corrupção”, lido pelo auditor Inaldo Oliveira, chefe do NUGEI, e painelistas do simpósio. “Neste dia, o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado com o zelo que merece, e aqui o fazemos, com os resultados que esse tem alcançado e buscado, ainda todos nós na luta cotidiana, por um país melhor no futuro. E nos honra com a missão de construir um Tribunal de Contas comprometido com o enfrentamento da corrupção e com a melhoria da governança e da questão pública”, disse.

O Procurador Geral de Justiça, Cleando Alves de Moura, que esteve na abertura do evento representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), parabenizou a organização pela iniciativa do evento. “É muito importante para o Ministério Público participar deste evento. Estamos aqui para parabenizar e ao mesmo tempo reafirmar a intenção do Ministério Público de manter essas parcerias e realmente ter um norte no combate à corrupção. Sei que muitos temas serão tratados, muito será discutido com novas ferramentas que haverão de surgir”, pontuou.

Os interessados que queiram participar do evento ainda podem fazer a inscrição exclusivamente online, por meio deste link. O evento é em formato híbrido e, ao final, os participantes terão acesso a certificado.

Programação do Simpósio

O simpósio começou com o painel “Controle e Fiscalização apoiados na Análise de Dados e na Inteligência Institucional”, tendo o auditor Luiz Claudio Demes como mediador e como painelistas o auditor Inaldo Oliveira e o professor Vinícius Ponte Machado, da UFPI. Já no turno da tarde, ainda nesta quinta, será apresentado o painel “Automação de Tarefas, Análise de Dados e os Desafios da Capacitação em Ciência de Dados para o Controle Externo”, tendo o secretário de Controle Externo do TCE-PI, Luis Batista, como mediador, e como painelistas o técnico de Controle Externo e professor do TCE-RJ, Marcos Ferreira, e o auditor e cientista de dados do TCU, Erick Muzart.

No dia 10, sexta-feira,  a programação encerra pela manhã com o painel “Redes Sociais e Análise de Dados”, tendo o auditor Weslley Emmanuel como mediador, e como painelistas o agente da Polícia Federal, Manoel Camilo, e o delegado Anchiêta Nery, que, atualmente, é titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí.

Fonte: tce.pi.com.br
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp