Com foco na prevenção e nos cuidados contra o mosquito Aedes aegypti, o Núcleo de Vigilância em Saúde de Simplício Mendes realizou na sexta-feira (17) uma ação educativa contra a dengue.
A ação realizada pelos agentes de endemias e de vigilância sanitária, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e servidores de Limpeza Pública, integra um conjunto de ações, como publicidade em rádio, redes sociais e panfletagem pela cidade com informações sobre medidas preventivas para manter o ambiente domiciliar livre de infestação por Aedes aegypti.
Foram entregues panfletos na Barra, praças Francisquinho Rodrigues e Dr. Isaías Coelho. O material da campanha “10 minutos contra o Aedes” traz informações sobre o papel de cada cidadão para evitar a proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya.
A campanha “10 minutos contra o Aedes” foi idealizada com base no conhecimento científico dos pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia de dengue no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.
O mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.