A Escola de Artes Beija-Flor ganhou mais uma unidade em Timon. A inauguração ocorreu nesta terça-feira (21) e faz parte da programação do aniversário de 131 anos da cidade. O novo polo está localizado no Conjunto Boa Vista e vai ofertar gratuitamente aulas de canto, flauta, sanfona, violoncelo, teclado, violão, desenho, ballet, violino, entre outros, com capacidade de atendimento a 1.200 crianças, a partir dos quatro anos de idade.
A nova unidade foi entregue pela prefeita Dinair Veloso sob aplausos e boas músicas cantadas e tocadas por artistas da própria escola. Para o funcionamento do novo polo foram investidos recursos próprios para reforma que incluiu acessibilidade, revisão geral de cobertura, recuperação de instalações elétricas, pintura, novas esquadraria [portas e janelas], entre outras melhorias. Ao todo são 22 salas de aulas e uma de professores.
“É uma obra digna do nosso povo timonense em um bairro que carece muito mais de serviços social e público. É isso que temos falado para todos os secretários e colaboradores que ajudam na gestão: não queremos qualquer serviço ou qualquer prédio. Queremos estruturas e serviços à altura do povo de Timon e é pra isso que estamos aqui e é por isso que hoje estamos entregando essa unidade com equipamentos novos, profissionais qualificados. Nossa cidade vai se orgulhando mais do que estamos construindo juntos”, disse a prefeita Dinair Veloso.
Chico Leitoa, ex-prefeito de Timon e idealizador da escola, demonstrou orgulho e emoção na inauguração de mais uma unidade do projeto.
“Nós sempre buscamos chegar nas pessoas. A Educação é o caminho mais curto, apesar de ser difícil. Hoje estamos inaugurando a segunda escola para crianças vulneráveis, que não têm condições de ter acesso a cultura, e aqui vão ter acesso a várias modalidades. Sou muito orgulhoso de ter tido a ideia, nosso grupo político ter dado sequência e hoje o projeto é o que é”, disse Chico Leitoa.
A inauguração contou ainda com a presença de gestores municipais, vereadores e representantes da associação de moradores do bairro.
Projeto transforma realidade social
As aulas oferecidas na Escola de Artes Beija-Flor são responsáveis por mudar a realidade social de muitas crianças e adolescentes de Timon. O segurança Francisco das Chagas tem dois filhos que irão ser matriculados nos cursos do novo polo. Os pequenos Miguel, 7 anos, e Maria, 10, terão aulas de desenho e canto.
“Eu conhecia o projeto através da internet, gostei muito e aproveitei para colocar meus filhos para que possam aprender mais e se desenvolver, tanto na educação quanto na cultura. O que pudermos fazer para educar nossas crianças, vai ajudar muito no futuro delas. Vim hoje para a inauguração porque acho que a participação dos pais é fundamental para o crescimento dos filhos”, disse Francisco da Chagas.
Lucas Reis, gestor da Escola de Artes Beija-Flor, polo Boa Vista, destaca que o projeto atende crianças de escolas públicas e privadas que moram em Timon.
A escola conta com 18 salas de aula equipadas com todo mobiliário novo (carteiras, mesas, quadros, computadores, brinquedos), três salas de balé equipadas com barra e linóleo, uma sala de professores, uma sala de diretoria e secretaria, cantina equipada com freezer, geladeira e fogão.
Foram adquiridos os seguintes instrumentos 35 violões, 30 flautas, 10 acordeões, 10 saxofones, 12 órgãos, 06 pandeiros, 05 guitarras, 05 contrabaixos, 05 bateria completas, 12 violoncelos, 15 violinos, além de caixas amplificadoras, mesas de som, microfones e outros acessórios.
GALERIA DE FOTOS:
PUBLICIDADE: