Peron Brasileiro Soares, 69 anos, morreu vítima de um infarto do miocárdio fulminante, na noite desta quinta-feira, dia 6. Ele era agente de polícia civil de classe especial, lotado no Instituto de Identificação, órgão do qual foi diretor.
Peron passou mal em casa por volta das 19h. Socorrido por vizinhos, foi imediatamente conduzido ao Hospital da Primavera, o mais próximo de sua residência. Ele chegou ao hospital desfalecido. Os médicos tentaram reanima-lo por mais de meia hora, mas já era tarde demais.
Peron era lotado no Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, inclusive chegou a ocupar a diretoria-geral do Órgão responsável pela expedição das identidades civis no Estado. Ele deixa esposa, Ivone Batista Machado Soares, os filhos Wanderson Machado Soares e Dannya Aline Soares, além duas netas.
Por décadas Peron Brasileiro dedicou-se ao Instituto de Identificação, órgão da Secretaria da Segurança Pública responsável pela expedição de Carteira de Identidade. Foi diretor geral do Instituto e atualmente dirigia a unidade do Espaço Cidadão, no Shopping Poti,
Sua dedicação ao serviço público, em especial, ao Instituto, era reconhecido pelos seus colegas de trabalho.
O corpo foi velado numa capela da Pax União em Teresina até às 9h desta sexta-feira. O velório foi bastante prestigiado por amigos, familiares e colegas de trabalho.
O delegado Raimundo Leite, concunhado de Peron Brasileiro, esteve presente desde as primeiras junto à família. Natalina Barbosa Ferreira Sorares, de 82 anos, inconformada, chorava a perda do irmão. “Eu nunca imaginei que meu irmão morreria assim tão subitamente e antes de mim”, declarou.
Por volta das 9h30 da manhã, o corpo seguiu em comboio para a cidade de Angical do Piauí, sua terra natal, na região do médio Parnaíba. Lá o corpo será velado na casa do ex-prefeito Ociano Ferreira (já falecido), irmão de Peron.
Peron Brasileiro recebeu esse nome do pai, Pedro Ferreira Soares, em homenagem ao Juan Domingo Perón, militar e político que presidiu a Argentina por três mandatos e do qual era um admirador.