Quinta, 12 de Dezembro de 2024
Portal R10
Quinta, 12 de Dezembro de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Cidades Cidades
10/01/2022 07h47 Atualizada há 3 anos
Por: Josely Ecologista

DEL/PI - Em parceria com o Instituto Mota, Sec. Mun. de Obras realiza curso de Maquinas Pesadas

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes através da Secretária Municipal de Obras, em parceria com o Instituto Mota, realizou neste  final de semana dias (08 e 09), o curso “Operador de Maquinas Pesadas” no município.

Curso Máquinas Pesadas
Curso Máquinas Pesadas

O curso foi realizado em dois momentos, iniciando com aulas teóricas em sala de aula onde o instrutor Junio explicou desde a origem das máquinas até a forma correta de operação.

O segundo momento foi a aula prática onde os alunos puderam treinar em loco com as máquinas, essa aula prática aconteceu em uma área de piçarreira na serra do Baliza, com as maquinas cedidas pela prefeitura, onde, mais 18 participantes saíram aptos a manusear maquinas como motoniveladora, pá carregadeira e retroescavadeira.

O Instituto Mota está à disposição de todas as prefeituras do Piauí, ceará e Pernambuco que ainda não solicitaram o projeto Itinerante que aproveitem para solicitar pois a empresa já está com a agenda 2022 aberta.

Nossa equipe do Portal R-10 foi até o local do curso e conversou com o prefeito Valmir Barbosa, secretário Lucas Cardoso, Instrutor Junio Mota e alguns alunos.

Para agente é um prazer enorme poder está fazendo esse tipo de treinamento em todo território nacional, estamos com um foco muito grande aqui no estado do Piauí, principalmente nessa região com as divisas de Pernambuco e Ceará, para agente é muito importante esse trabalho eu vejo que quando um prefeito, um secretário de obras nos convida a fazer esse trabalho no município, é porque eles tem interesse de formar novos profissionais, para o mercado de trabalho, em qualificar essa mão de obra , que é uma mão de obra rotativa, uma mão de obra que sempre precisa de um operador novo, sempre precisa de uma pessoa para estar dentro do mercado de trabalho, então essa importância ela é primordial não só para cá, mas para essas pessoas poderem sair aqui da cidade e ir para outros municípios, para outros local do pais e já chegarem com uma oportunidade, por poderem operar uma máquina, porque é indispensável hoje em dia você ter um curso de máquina pesada, com certificado, carteira de operador e logo por um instituto que é válido em todo território nacional”. Pontuou o instrutor Junio Motta.

Instrutor Junio Mota

Esse curso já era um anseio muito grande da população, agente tem muitas pessoas que tem o interesse de aprender a operar essas máquinas mas, não tem a oportunidade, que é oque conseguimos trazer para Dom Expedito Lopes através da parceria com a prefeitura e o Instituto Mota, nós conseguimos gratuitamente o curso onde foi feito apenas uma taxa de inscrição de matrícula, mas o curso mesmo ele é gratuito, ele tem a participação também dos nossos operadores, é uma oportunidade muito boa para capacitar tanto aquele que já tem noção como também ensinar aquém tem vontade de fazer esse tipo de operação, então quem ganha  é a cidade de Dom Expedito Lopes, podemos também pensar que no futuro essas pessoas que estão fazendo esse curso, possam estar trabalhando conosco ou ir trabalhar fora, abrindo um leque de oportunidade de empregos e de aplicação para os cidadãos de Dom Expedito Lopes”. Expressou o secretário Lucas Cardoso

Secretário Lucas Cardoso

Nós temos a convicção que temos que viver pós pandemia, um mundo da solidariedade, um mundo do ajuda - ajuda, nesse caso aqui tem 18 alunos que estão fazendo o curso, acreditamos que por mais que os alunos se esforcem, mas em regra, nem sempre os 18 tem aquela aprovação de seguir o rito de ser operador de máquina, mas quando se esforça muito se pode superar a casa dos 50%, pra nós o mais importante é que o máximo que puder ir para essa atividade operacional, nós temos ainda a nível de Dom Expedito Lopes e da microrregião muitos espaços,   também estávamos conversando com o instrutor Júnior, refletindo que Dom Expedito Lopes, tem carência  de outros cursos, nós acreditamos que se tiver viabilidade de agente criar aqui um centro de treinamento para ensinar a profissão de pedreiro, de carpinteiro, de eletricista, de bombeiro e de tantas outras atividades que Dom Expedito Lopes poderá preparar o seu povo, para trabalhar, aqui dentro do município e fora do município, porque em regra hoje nós temos as nossas possibilidades, de ter um ganho mais favorável quando agente aprende, temos que inovar, temos que buscar aprendizado, temos que aprender tudo que pudermos e usar aquilo que seja necessário para aquela ocasião, então eu gero aqui uma expectativa enorme, que vai sair pessoas daqui hoje com preparo que se aperfeiçoando estará preparado para o mercado de trabalho, então ficamos muito contente por conta disso”. Falou o prefeito Valmir Barbosa.

Prefeito Valmir Barbosa

Estamos aqui em uma piçarreira fazendo a parte prática desse curso que ele é de grande importância para o nosso município, uma grande iniciativa para nós, para aquelas pessoas que querem ter oportunidade no mercado de trabalho, isso é uma iniciativa do secretário de obras o Lucas, com apoio da gestão municipal da gestão Valmir Barbosa, que muito tem feito pela nossa cidade e acredito que fará mais ainda, e para mim esse curso é algo de conhecimento muito bom, para mim e para todos os colegas que estão aqui, a parte teórica foi muito bom, onde tivemos em sala de aula com o instrutor e hoje viemos para parte prática oque aprendemos ontem viemos colocar em prática hoje e isso para mim é muito importante para todo o município, pois o mercado de trabalho está enriquecendo cada vez mais, quando o mercado de trabalho vai crescendo, vai surgindo oportunidades e Dom Expedito Lopes tendo pessoas preparadas é importante de mais isso”. Falou o aluno Jú.

Ju - aluno do curso

Eu vejo isso como uma grande oportunidade tivemos a oportunidade de estarmos fazendo antes a parte da teoria em sala de aula e a partir de hoje vamos estar iniciando as aulas práticas agradeço muito a oportunidade, um curso desse que tem um custo aquisitiva muito alto para o aluno e à prefeitura trouxe para nós aqui com uma acessibilidade bem melhor, gostaria de agradecer a  secretaria de obras, com o nosso parceiro Lucas secretário, a Valmir Barbosa e a gestão em si, que deu essa oportunidade para agente de estar fazendo o curso e não só de fazer o curso, mas também praticar porque não adianta fazer um curso desse porte, para se ter um certificado e  não ter prática, então o secretário Lucas está dando também essa oportunidade de praticarmos nas máquinas da prefeitura, isso é muito bom, muito importante e agradeço demais por essas oportunidade”. Falou o aluno Romin.

Romin - aluno do curso

Eu venho da Mirolandia para aprender operar máquina, para poder tem um futuro na vida com uma profissão boa, aprendemos bastante com o nosso professor que tem muita paciência para ensinar, aprendemos nas partas de cuidados, partes perigosas, sobre motor, sobre alta temperatura na máquina no painel, aprendemos bastante e praticando muito vou desenrolar para seguir essa carreira”. Falou o aluno Antônio de Sousa Oliveira.

Antônio de Sousa - aluno do curso

A espera acabou!! Você poderá assistir Uma Mulher Chamada Esperança numa exibição de estreia Online, dia 16/01 às 20h. Os ingressos estão sendo vendido pelo Sympla a 20 reais, ou via transferência Pix. Vem #esperançar com a gente! Link para compra no Sympla: https://www.sympla.com.br/uma-mulher-chamada-esperanca---o-filme__1453563

Imagens do curso:

 

 

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp