Sábado, 22 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
10/01/2022 16h29 Atualizada há 2 semanas
Por: Josely Ecologista

DEL/PI - NASF AB DEL Campanha Janeiro Branco

Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.

A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes,  executa  planejamentos e ações sobre o Janeiro Branco, através dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica - NASF AB DEL.

Janeiro Branco
Janeiro Branco

Continua depois da publicidade

A equipe utiliza também a internet na campanha, levando ao público informações através das redes sociais.

Vamos saber um pouco mais sobre a Campanha Janeiro Branco!

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma  campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul.

O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo!

Por que Janeiro Branco?

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. É, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Confira as informações que a equipe do NASF-AB/DEL está transmitindo pelas redes sociais:

Doença Mental é sinônimo de Loucura - MITO!

A doença mental não é nada para se envergonhar. É um problema médico como doença cardíaca ou diabetes. Quem tem um transtorno mental tem uma doença psiquiátrica. A pessoa não é louca, nem fraca, mas está doente e precisa de tratamento. A doença mental é comum e é tratável. A grande maioria dos indivíduos com Doença Mental continuar a viver suas vidas normalmente.

Ter um transtorno mental é sinônimo de fraqueza - MITO!

Ter um transtorno mental não é sinal de fraqueza, nem de falha de caráter mas, sim, um conjunto de fatores internos e externos. É uma somatória de predisposição genética, alterações clínicas e ambientais ao longo da infância, eventos extressores atuais o prévios e alterações químicas cerebrais.

Pessoa com transtorno bipolar não consegue ter uma vida normal - MITO!

O transtorno bipolar é uma doença que quando adequadamente investigada, diagnosticada e tratada, o paciente pode levar vida normal. O tratamento é a base de medicamentos e acompanhamento psiquiátrico.

Depressão é genética - PARCIALMENTE VERDADE!

Depressão assim como a maioria dos quadros psiquiátricos, possui um componente genético estudos apontam que parentes de primeiro grau de indivíduos com transtorno depressivo, apresentam duas a três vezes mais chances de terem um quadro depressivo do que a população geral. Outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do quadro de depressão como eventos da primeira infância, estrutura familiar, algumas doenças clínicas e presença de estressores ambientais, entre outros.

Transtornos como depressão e ansiedade podem impedir uma pessoa de trabalhar - VERDADE!

Estudos recentes mostraram que a depressão já é a segunda causa mais comum de invalidez em todo mundo, ficando atrás apenas das dores nas costas. Qualquer transtorno que interfere no humor e no comportamento como os quadros depressivos e diversos tipos de quadros ansiosos, podem interferir de forma intensa no desempenho e resultado do trabalho. Pacientes com quadros de ansiedade generalizada ou depressivos podem apresentar intensa dificuldade de concentração e raciocínio, ocasionando sérios prejuízos quando Não incapacidade total ou parcial para o trabalho quando em períodos de controle da doença.

Se eu tenho que ir a um psiquiatra, meu caso deve ser muito grave - MITO!

A psiquiatria é a especialidade médica que diagnosticar e tratar casos de sofrimento emocional intenso e alterações comportamentais. As vezes muito sutis, que prejudicam a vida social, profissional, sentimental e familiar do indivíduo. Quanto antes o paciente procure um especialista, mas eficaz será o tratamento.

Depressão e tristeza são a mesma coisa - MITO!

Tristeza e depressão não são a mesma coisa.  Tristeza é um sentimento que todos nós sentimos em situações difíceis como a perda de alguém querido, de um familiar, amigo. Já o transtorno depressivo é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que, além do sentimento de tristeza, engloba sintomas cognitivos (alterações de memória e concentração), alterações de funções vitais como sono e apetite, diminuição da capacidade de sentir prazer e da motivação para se envolvem diversas atividades e pode, em alguns casos levar o indivíduo apresentar pensamentos relacionados a própria morte.

Abusar de álcool e drogas pode causar transtornos mentais - VERDADE!

Álcool e drogas possuem substâncias que alteram o funcionamento do sistema nervoso central. Dependendo da quantidade, da frequência e também do histórico da pessoa, esse consumo pode se tornar crônico e desencadear a dependência química assim como transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar de humor e até esquizofrenia.

Mais informações no Instagram da NASF AB DEL no link: https://instagram.com/nasf_del?utm_medium=copy_link

A espera acabou!! Você poderá assistir Uma Mulher Chamada Esperança numa exibição de estreia Online, dia 16/01 às 20h. Os ingressos estão sendo vendido pelo Sympla a 20 reais, ou via transferência Pix. Vem #esperançar com a gente! Link para compra no Sympla: https://www.sympla.com.br/uma-mulher-chamada-esperanca---o-filme__1453563

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp