Domingo, 23 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

24° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Josely Ecologista
Josely Ecologista Correspondente no município
Cidades Cidades
13/01/2022 08h21 Atualizada há 1 semana
Por: Josely Ecologista

CULTURA/DEL - Já imaginou uma Banda Marcial composta por adolescentes do município?

Esse é um dos projetos apresentados pelo instrutor Elderweiber. O projeto consiste na criação da Banda Marcial Musical e ainda, na aquisição de instrumentos musicais. E irá formar jovens cidadãos conscientes, integrados à sociedade através da formação de músicos.

O município de Dom Expedito Lopes está desenvolvendo um grande projeto cultural na formação musical com adolescentes do município.

FAMDEL
FAMDEL

O município que já vinha desenvolvendo atividades musicais com a Escola Municipal de Música e formação da Fanfarra Municipal, com a chegada do instrutor Elderweiber toma novos rumos, o instrutor vêm desenvolvendo um importante papel social e educativo, preparando os jovens alunos, para serem futuros instrumentistas com sólida formação musical, prática e teórica, assim abrindo possibilidades de futuros promissor, com foco também na formação de uma banda marcial musical no município.

Continua depois da publicidade

“São projetos por meio das artes dessa natureza, que se consegue tirar crianças, jovens e adolescentes de situações de riscos e mantê-las ligadas à educação com um propósitoJosely Ecologista.

Nossa equipe do Portal R-10 foi o conferir de perto a metodologia desenvolvida pelo professor Elderweiber, que explicou um pouco sobre o trabalho com os alunos.

Estamos iniciando um estudo sistematizado de domínio da leitura musical com os alunos da FAMDEL(Fanfarra Municipal de Dom Expedito Lopes). O mesmo consiste em dar autonomia e preparo para o músico iniciante ter a capacidade de assimilação, apropriação e performance dos códigos musicais de maneira mais clara e segura.

A anotação musical em pentagrama permite claramente a visualização dos contornos melódicos como movimentos ascendentes e descendentes, facilitando a compreensão da variação ente agudos e e graves. 

(KOMOSINSKI,  2009).

Instrutor ElderWeiber

Não que a escola não tenha iniciado esse tipo de estudo antes, a questão, é que os alunos estão passando de um estágio de aprendizado  e consequentemente de uma das diversas etapas, formas e nível que a música possui.

Nesses últimos meses, desde que iniciamos os trabalhos na cidade de Dom Expedito Lopes, tivemos a ideia de transformar a FAMDEL em um grupo musical com características de uma banda de música marcial, faltando apenas alguns ajustes para alcançamos este objetivo. Estar sendo um trabalho prazeroso e complexo, porém graças a Deus temos alcançado vitórias.

Apresentação em Monsenhor Hipólito PI

Hoje podemos afirmar que nosso alunos estão aprendendo a manusear as diversas formas de habilidades que a arte propõe, em sua excelência”. Exclamou o instrutor Elderweiber.

 
Projeto de Bandas no Brasil!

Os projetos de bandas de músicas no Brasil, são frutos de uma tradição musical que remonta aos tempos coloniais, as bandas de música têm funcionado como uma porta de entrada e uma alavanca da criação musical do país, revelando grandes maestros, compositores e instrumentistas. Elas estão presentes em cerca de metade dos municípios brasileiros.

As bandas de música do Brasil têm, além da sua importância artística e cultural, o atributo de ser importantes ferramentas de cidadania e interação social nas comunidades, com alcance em todo o imenso território nacional.

Imagens da FAMDEL! 

Fonte: ASCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp