Terça, 25 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Jucelma Sales
Jucelma Sales Correspondente do município.
Cidades Ampliação
13/01/2022 14h30
Por: Jucelma Sales

SMS de Picos amplia consultas especializadas e exames a serem ofertados a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, pensando em melhorar o atendimento para a população do município, ampliou a oferta de alguns serviços e exames que entram em vigor a partir deste mês de janeiro. Os novos serviços são: consultas especializadas na área de psiquiatria, ampliação de exames de ressonância magnética, além da novidade, que será a oferta do exame PEATE (Potencial Evocado Auditivo de curta Média e Longa Latência) que é uma novidade na área da fonoaudiologia.

De acordo com o Coordenador Administrativo da SMS, Edivan Sousa, a ampliação dos serviços surgiu a partir da necessidade de algumas demandas serem maiores, como é o caso da psiquiatria. Segundo Edivan, o Secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, se mostrou sensível as ampliações e acenou positivamente para a oferta dos novos serviços e exames.

Sede da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Isael Pereira)
Sede da Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Isael Pereira)

“Picos tem dois CAPS que fazem atendimento à saúde mental, só que esses dois locais não estavam dando conta da demanda que estava tendo na cidade, uma demanda reprimida que não é só de Picos, mas também, da população da macrorregião que vem ser atendido aqui, por isso no meio do ano de 2021 já havíamos aumentado o número de consultas. No início deste ano tivemos uma reunião com o pessoal que cuida da saúde mental do município, onde foi decidido a contratação de uma nova psiquiatra, que além, de atender no dois CAPS, também terá um turno de atendimento no CIEM”, contou o Coordenador.

Continua depois da publicidade

Psiquiatria

A Saúde de Picos pensando no bem-estar da população, vem dando continuidade nos serviços e melhorias a saúde mental do município, a partir deste mês de janeiro, os CAPS AD e CAPS II terão uma nova psiquiatra, a Dr. Géssica Andrade, que é graduada em Medicina pela Faculdade Integral Diferencial – Teresina-PI, e possui residência médica em psiquiatria pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

A profissional que prestará esse serviço a SMS possui atuação em psiquiatria geral e transtornos mentais relacionados ao uso de álcool e outras drogas na (Proad) dentro da Universidade Federal de São Paulo, e experiência em urgências e emergências psiquiátricas no Pronto Socorro da Santa Casa em São Paulo. A profissional reforçará atendimento nos CAPS, e terá um turno de trabalho no CIEM para atender a população de Picos e regiões vizinhas.

Exame PEATE

A Secretaria de Saúde de Picos, pela primeira vez contará com a oferta do exame PEATE na área de fonoaudiologia. O exame PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Curta Média e Longa Latência) é um exame que mede os Potenciais Evocados Auditivos do Tronco Cerebral ou simplesmente BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry). Avalia a audição, quando os demais testes audiômetros não são possíveis ou são inconclusivos.

O encaminhamento para os pacientes fazerem o exame PEATE será feito pela Central de marcação do SUS, com solicitação médica de acordo com a necessidade e demanda de cada pessoa.

O exame PEATE será realizado na Clínica partícula Fonoclin – Clínica de Fonoaudiologia Integrada LTDA, com a Dr. Mauriceles Macedo, profissional designada pelo atendimento do procedimento no local.

Ampliação de exames de ressonância magnética

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, assim que assumiu a pasta da Saúde do município, procurou maneiras junto as clínicas prestadoras de serviço ao município para realizar a ampliação na oferta de exames de ressonância magnética, pois a quantidade a qual era ofertada, quando a nova gestão assumiu era insuficiente, devido à grande procura da população.

Logo a Secretaria Municipal de Saúde de Picos procurou ampliar por duas vezes em um ano o número de exames de ressonâncias a serem ofertados a população picoense.

Em janeiro de 2021 a SMS tinha 70 ressonâncias para serem ofertadas a pacientes de 72 municípios da macrorregião de Picos, ou seja, o número era insuficiente. Através da gestão do Secretário Aldo Gil, à frente da Saúde, esse número foi aumentado de 70 para 120, proporcionando uma melhoria na disponibilidade deste serviço.

Contudo, neste mês de janeiro de 2022, a SMS realizou mais uma vez essa ampliação e esse número passou de 120 para 194 ressonâncias a serem realizadas por mês para pacientes de Picos e região, resolvendo assim a demanda de outros exames, relacionados a tomografias, ultrassom, e raio-X.

Fonte: Maria Ivonete / CCOM
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp