Quarta, 26 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Confira das dicas
14/01/2022 11h24
Por: Marina Sousa

Veja como o café pode te ajudar a perder peso e reduzir medidas

Bebida matinal mais popular e consumida no mundo, atrás apenas da água, o café é um velho conhecido por suas propriedades energéticas, devido à quantidade de cafeína. Saudável, especialistas explicam que ele pode ser usado para potencializar a perda de peso.

“O café, quando consumido com moderação e sem muitos adoçantes, pode auxiliar no emagrecimento e ser benéfico para sua saúde, em geral”, salientou a nutricionista Ashley Shaw ao site Insider.

Veja como o café pode te ajudar a perder peso e reduzir medidas

O grão contém nutrientes como niacina, potássio, magnésio e antioxidantes – que podem melhorar a saúde digestiva, apoiar a função muscular e levar a uma melhor saúde do coração.

Continua depois da publicidade

A cafeína contida no café é a responsável pelo aumento do metabolismo, melhora da energia e, além disso, por promover a perda de peso. A redução de medidas está associada à energia que a bebida proporciona, pois ela resulta em um aumento do metabolismo, o que dá um boom na queima de gordura.

Aumento do metabolismo

O metabolismo é o processo no qual o corpo decompõe os nutrientes e utiliza as calorias dos alimentos ao longo do dia. Ou seja, com um metabolismo mais alto ou mais rápido, é possível que você queime mais calorias em repouso ou durante a atividade física. Isso influencia diretamente na redução de peso.

Um pequeno estudo realizado em 2018 foi capaz de comprovar essa tese. Pesquisadores descobriram que os participantes que beberam várias doses de café ao longo de dois meses tinham metabólitos maiores, um produto do metabolismo.

A cafeína ainda é uma das poucas substâncias que podem aumentar sua taxa metabólica basal (TMB) – processo no qual há queima calórica durante o descanso ou repouso.

Reduz o apetite

A cafeína também pode diminuir a sensação de fome. A especialista explica que o apetite é influenciado por uma série de fatores, como o tipo de alimento que você ingere, níveis de atividade física e hormônios.

Apesar de existirem poucos estudos que consolidem essa tese diretamente, pesquisas mostraram que ela pode reduzir os níveis de grelina, o hormônio que faz você sentir fome. O que, de forma indireta, reduz a fome.

Como beber café para emagrecer

O café preto puro é pouco calórico e contém menos de 5 calorias por porção (uma xícara de 230 ml). Para explorar os benefícios que a bebida pode proporcionar à saúde e à perda de peso, Shaw recomenda beber não mais do que quatro xícaras de café de 230 ml por dia, o equivalente a 400mg de cafeína.

“Assim, você se sente mais acordado e melhora o metabolismo de gordura, sem afetar o sono e a fome”, diz a expert. “Beber uma xícara a cada duas horas seria razoável para sentir os efeitos duradouros em cada intervalo”, recomenda.

No entanto, se você gosta de café forte, beba menos xícaras para obter não mais que 400mg de cafeína por dia. “O café identificado como ‘forte’ tem maior teor de cafeína porque há uma maior concentração de café por porção de água”, diz Shaw.

O indicado para potencializar a perda de peso é ingerir o café preto sem açúcar, no entanto, se você gosta do seu café doce, aqui estão alguns adoçantes alternativos de baixa caloria para usar:

  • Adoçantes à base de frutas, como eritritol ou extrato de fruta monge;
  • Adoçantes à base de plantas, como estévia e xarope de yacon;
  • Açúcar naturais, a exemplo de xilitol e maltitol.

“Se seu estômago é sensível, é melhor comer alimentos durante a ingestão de café, pois essa bebida ácida pode causar desconforto gástrico”, alerta. Ela ainda explica que muito estresse ao sistema digestivo pode causar ganho de peso.

Fonte: Metrópoles
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp