Os pacientes do CAPS de Cocal, estudantes do IFPI campus Cocal, Assistente Social Elaine Nascimento (Caps de Cocal), professor Nailton Rodrigues (coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia), Secretária de Agricultura de Cocal, Tatiane Albuquerque e Lucilene Gomes (pedagoga do Caps de Cocal) realizaram atividades na horta medicinal no Caps Cocal.
São atividades manuais com o cultivo de plantas oleícolas e medicinais que auxiliam as ações complementares no tratamento e melhoria de qualidade de vida dos pacientes portadores de algum tipo de sofrimento mental.
O projeto de extensão do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Cocal, é desenvolvido por alunos do curso superior de agroecologia e tecnologia, e do curso de matemática.
O grupo trabalha no desenvolvimento de canteiros de hortaliças e ervas medicinais no Caps. Um dos objetivos é mostrar interdisciplinaridade. Foram plantadas mudas de capim santo, boldo, cidreira, pimenta, alface, quiabo, pimentão, tomate e outros.
O trabalho é realizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cocal e faz parte de um projeto que envolve estudantes e professores do IFPI e recebe apoio da prefeitura de Cocal.