Quarta, 18 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

29°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Piauí Andorinhas
17/01/2022 10h01 Atualizada há 3 meses
Por: Bruna Dias

Localidade no Piauí é ponto de migração de espécies raras de aves

Duas espécies raras de andorinhas habitam o povoado Cajueiro, no município de Patos do Piauí. No entanto, imagens mostram que holofotes foram instalados no local onde elas se aglomeram, para tentar expulsá-las.

De acordo com Eudes Feitosa, fotógrafo de aves, as andorinhas estão próximo a uma quadra poliesportiva e a comunidade estaria tentando expulsar as aves do local. "Ontem colocaram seis refletores no polo esportivo e estão querendo colocar tela pra que as andorinhas não usufruam do polo", disse ao R10. 

Foto: Eudes Feitosa
Foto: Eudes Feitosa
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Eudes (@aves_piaui)

Continua depois da publicidade

O biólogo Thyago Almeida, destacou que a localidade Cajueiro é ponto de migração de duas espécies: andorinha-do-caribe e andorinha-cubana. "Ambas até pouco tempo tinham suas rotas migratórias desconhecidas, até sair um artigo com marcação por microchip que descreveu suas rotas pelo centro da América do Sul, ou seja pelo sertão do Brasil. O Eudes teve o prazer de fazer o primeiro registro da andorinha-cubana para o país, além do registro da andorinha-do-caribe que é bem raro. A andorinha-cubana existe pouquíssima informação sobre ela no Brasil, bem como a andorinha-do-caribe. Elas estão utilizando uma quadra poliesportiva de uma comunidade no município como dormitório. E pelo que eu entendi a comunidade e a prefeitura querem impedir que as andorinhas utilizem esse local, por conta das fezes que impossibilitam a utilização", relatou ao R10. 

Andorinhas-cubanas (Foto: Eudes Feitosa)

Mesmo com poucas informações sobre as andorinhas, o biólogo explica a importância da preservação das aves. "Obviamente tanto a comunidade quanto a prefeitura desconhecem o valor dessas aves, eles não têm culpa, se até a ciência tem pouco conhecimento, e de bom senso tentamos explicar para a comunidade que essas aves tem valor intrínseco por serem seres vivos, mas além disso tem um valor muito grande econômico também, pois elas predam uma variedade muito grande de insetos, desde pragas agrícolas até insetos que podem nos causar doenças, como o mosquitos e moscas, além do valor paisagístico e de turismo, pois a observação de aves é uma atividade que vem crescendo bastante no país e movimentando muito dinheiro. O fator das andorinhas usarem a quadra é justamente porque o desmatamento na região leva ao desaparecimento de árvores onde naturalmente elas dormiriam. Então, querendo ou não, o problema delas na quadra foi causado pelas atividades humanas", explica. 

Andorinhas-do-caribe (Foto: Eudes Feitosa)

NOTA INFORMATIVA DA PREFEITURA

Andorinhas no Povoados Cajueiro

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí informa a toda população que o município, mais precisamente no Povoado Cajueiro, tem recebido a visita de duas espécies das aves Andorinhas: a Andorinha-do-Caribe e a Andorinha-Cubana, pela primeira vez registrada no Brasil. Segundo fotógrafos e ambientalistas, as espécies são migratórias e devem sair do país em breve. 

Diante disso, a Prefeitura Municipal informa que para não interferir na passagem das espécies pela cidade, a Quadra Poliesportiva do Cajueiro, onde as aves estão hospedadas, ficará fechada e sem a utilização dos refletores nesse período. 

A Prefeitura sensibiliza ainda a população local para que colabore com essa causa ambiental e que aproveite/registre a presença ilustre dessas aves na cidade.

A Prefeitura agradece a compreensão de todos!

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp