Segunda, 23 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

24°

23° 31°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cidades
19/01/2022 08h51 Atualizada há 4 meses
Por: Ilizianny de Carvalho

Prefeitura de Floriano beneficia comunidades rurais com programa de aração de terras

Valorizar o produtor rural sempre foi uma marca da gestão Joel Rodrigues. Um exemplo é o trabalho de aração de terra realizado em várias comunidades rurais do Município, beneficiando os pequenos e médios produtores.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibilizou 6 (seis) núcleos com um trator cada, para atender às comunidades  e que são gerenciados por localidades polos, de forma a contemplar todas as outras em seus entornos. São elas: Grota Seca, Malhadinha, Morrinhos, Assentamento Bonsucesso, Retiro do Amolar e Cabrinhas.

Foto: SeCom
Foto: SeCom

Com isso, cada trator, que é de propriedade da prefeitura, facilita o acesso e atende à demanda de todas as comunidades. 

Para receber os serviços de arado, os agricultores rurais devem realizar o agendamento nas Associações de Pequenos Produtores (APPs) de cada região. O gerenciamento dos demais núcleos e de cada trator fica por conta da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O município ainda possui um trator extra, além dos seis em atividade de aração, ligado diretamente ao Departamento de Agricultura, Pesca e Pecuária, sob a responsabilidade do diretor, Jean Eufrásio. Esta máquina é direcionada para atender e cumprir as demandas das localidades que não têm cobertura de tratores, como o Projeto Casulo, Caldeirão, Santo Antônio, Vereda Grande, Tiúba, Pau de Leite, além de uma outra rota passando pela localidade Poço do Peixe, Papa Pombo, Uíca, Assentamento Cachoeira e Bom Jardim.

A atividade de aração é um incentivo do governo municipal de Floriano na redução dos custos do agricultor familiar para cultivar suas terras, ajudando-o na preparação do solo para o plantio e de forma gratuita. Assim, cada agricultor  poderá plantar e colher visando uma maior renda e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. "Esta é uma determinação do prefeito Joel, de ajudar o agricultor rural no que for possível para que cada um possa plantar e colher, garantindo a subsistência do homem do campo" explicou Jean.

*Qual a importância da aração?*

A aração provoca a aeração das camadas da terra, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Este trabalho pode proporcionar benefícios como um ambiente profundo e de boa textura, ideal para o desenvolvimento da planta em todas as suas fases.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp