O município de Morro Cabeça no Tempo-PI, realizou nesta quarta-feira (19), no templo da Igreja Batista, a VI Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da prefeitura Municipal. Que tinha como tema: "Atenção à Saúde em Morro Cabeça no Tempo e os desafios para o futuro no SUS"
Estiveram presentes no evento servidores e profissionais em saúde, representantes da sociedade civil organizada, dentre outras categorias.
A abertura foi feita pelo palestrante Ronaldo Antunes, onde iniciou ressaltando a importância da conferência.
Em sua fala o secretário municipal de saúde Wilkar Marques, destacou a relevância da conferência. "É através da conferência que a sociedade civil tem maior oportunidade de manifestar, discutir, analisar e elaborar propostas que contribuirão para elaborar o Plano Municipal de Saúde", ressaltou.
Em seu pronunciamento o prefeito Josué Alves, falou dos desafios enfrentados pelo município no setor da saúde. "Uma das nossas maiores dificuldades é o fato do nosso Posto de Saúde, ser apenas um posto e ter que dar suporte à população como se fosse um Hospital de pequeno porte (HPP)", disse.
Ele destacou ainda a conferência como um momento singular. "Hoje temos a oportunidade de fazermos uma análise e colocar as dificuldades existentes do município e apresentar sugestões para assim melhorarmos", enfatizou.
O vice-prefeito José Honório Granja (Granjinha), destacou na sua fala a importância e a participação da sociedade na conferência e os desafios do Sistema Único de Saúde no fortalecimento da Atenção Básica.
Após a abertura o palestrante Ronaldo Antunes apresentou diversos dados, como: os programas implementados, especificando as principais ações e serviços ofertados à população. E as realizações da gestão em diversas áreas.
Foram apresentados os eixos que seriam discutidos entre os grupos, são eles:
Eixo I -Participação popular, controle social e financeiro.
Eixo II- promoção e prevenção da Saúde/vigilância em saúde.
Eixo III- Atenção Básica, Atenção Especializada, Urgência e Emergência, Atenção Hospitalar, Saúde Mental e Assistência Farmacêutica.
Eixo IV- Valorização do Trabalho e educação em Saúde.
Houve o encerramento da conferência sendo apresentadas as propostas elaboradas e votadas pelos grupos de trabalhos e participantes da Conferência de modo geral.
Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Ivonei Próspero, a primeira dama Clautenice Mangueira, os vereadores Raimundo Carlos (Raimundinho), Furlan, secretários, Sérgio Possato, de infraestrutura, Vandiel Naponuceno meio ambiente, a médica Dr Iracilda representando a Atenção Básica, o Pr Rond Nelly e o padre José Marcos Delmondes.