Domingo, 16 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Geral - Nota

Postada em 18/10/2017 ás 10h06 - atualizada em 18/10/2017 ás 10h12

Publicada por: Bruna Dias

Governo do Piauí divulga nota esclarecendo decreto que anula empenhos
"A publicação dos prazos de encerramento do exercício financeiro do Poder Executivo é prática contábil adotada há muitos anos por todos os Estados", diz a nota.
Governo do Piauí divulga nota esclarecendo decreto que anula empenhos

Foto: Facebook

O governo Piauí divulgou nota nessa terça-feira (17), esclarecendo o decreto que anula todos os empenhos não liquidados. O documento foi assinado no dia 06 de outubro e publicado no Diário Oficial do Estado. 

Veja a nota na íntegra

Nota Técnica sobre Decreto 17.404

1.    O Governo do Estado do Piauí publicou o Decreto nº 17.404 de 06/10/2017 no DOE nº 189, que dispõe sobre prazos a serem adotados no processo de encerramento do exercício 2017, com vistas a atender o que dispõe a legislação que trata sobre normas de Finanças Públicas, dentre elas a Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei 4.320/64.

2.    A publicação dos prazos de encerramento do exercício financeiro do Poder Executivo é prática contábil adotada há muitos anos por todos os Estados, inclusive pelo Estado do Piauí. Neste ano, o Estado adotou a boa prática nacional, modificando o formato do documento para decreto, que antes ocorria por meio de portaria, com vistas a dar mais transparência e fortalecer o compromisso do Governo com o disposto na legislação supracitada.

3.    O decreto prevê o cancelamento do saldo de empenhos não liquidados na fonte 00 – Recursos do Tesouro, que são as despesas em que o fornecedor ainda não entregou a mercadoria ou ainda não prestou o serviço. Nesse sentido, para fins de priorizar despesas essenciais ao funcionamento da máquina pública, os mesmos serão cancelados e no prazo máximo de 10 (dez) dias poderão ser reempenhados, conforme previsto no Anexo II do decreto.

4.    Uma das finalidades do decreto é orientar aos gestores dos órgãos estaduais a avaliar a oportunidade e necessidade dos processos de despesa, com vistas a otimizar a qualidade do gasto público, evitando desperdícios e contribuindo para que os recursos da Conta Única do Estado sejam direcionados para as despesas essenciais.

5.    A prática adotada pelo Governo do Estado é necessária ao cumprimento de metas estabelecidas na lei de Diretrizes Orçamentárias, através do Anexo de Metas Fiscais, conforme estabelece o art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal.

6.    Por fim, é notório o zelo com que a equipe técnica da Secretaria da Fazenda vem tratando as Finanças Públicas Estaduais, haja vista que o cumprimento de metas e limites Fiscais estão sendo monitorados constantemente para que o Estado do Piauí mantenha o equilíbrio das contas públicas.

Ricjardeson Rocha Dias

Contador Geral do Estado

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Valença Por Raul Soares

SEMAS realizou confraternização de Natal e Fim de Ano no CCI para os Idosos

Simplício Mendes Por Francisvaldo da Silva Rocha

Mais uma conta para o povo pagar.

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Garanta sua vaga no Vandeli Turismo para show da Desejo de Menina, hoje!

Amarante-PI Por Diogo Costa

Assistência Social faz confraternização entre idosos de Amarante

Cristino Castro-PI Por Rai Lima

Assistência Social realizou confraternização para idosos do SCFV

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium