Terça, 13 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Política - Presidente

Postada em 22/05/2018 ás 10h32 - atualizada em 22/05/2018 ás 10h33

Publicada por: Redação

MDB pressiona Temer a desistir da reeleição e abrir caminho a Meirelles
Presidente tornou-se fardo para os colegas de partido que disputarão as eleições.
MDB pressiona Temer a desistir da reeleição e abrir caminho a Meirelles

Foto: Reprodução

Isolado dentro do MDB, o presidente Michel Temer participará hoje do lançamento do documento “Encontro para o futuro”, da Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília, pressionado por seus colegas de partido a anunciar publicamente que não será candidato à reeleição, informou o O Globo.  Estimulado por diferentes diretórios do MDB a lançar a pré-candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, Temer se mantinha, até ontem (21) à noite, reticente em decretar o fim de sua carreira política.

Presidente mais impopular da história, com apenas 7% de aprovação, Temer tornou-se, segundo o site, um fardo para os colegas de partido que disputarão as eleições de outubro. Decretar o fim das aspirações eleitorais do presidente e relegar seu governo ao passado é o desejo da maioria dos líderes do MDB, que pretendem levar aos holofotes a pré-candidatura de Meirelles como uma tentativa de tirar de cena o governo Temer a seis meses do fim. O presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), formatou o encontro da Fundação para forçar uma aclamação de Meirelles. Daí a intenção da cúpula do partido de usar o documento para discutir propostas para o futuro. Até ontem à noite, estava prevista uma fala de Temer no evento sobre economia, mas havia dúvida sobre o anúncio da desistência presidencial.

As articulações para convencer o presidente a anunciar o apoio a Meirelles se estenderam por todo o dia de ontem. Enquanto Temer ouvia seus ministros mais próximos, como o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, contrários ao anúncio por considerar que ele precipitaria o fim político do governo, integrantes do parlamento articulavam para pressionar Temer a fazer o anúncio.

Uma conversa de Meirelles com o coordenador do projeto eleitoral de Michel Temer, o secretário-executivo da Fundação Ulysses Guimarães, João Henrique de Almeida Sousa terminou com o entendimento de que seria necessário convencer o presidente a desistir.

— Amanhã, você fala como candidato, que eu vou convencer o presidente a anunciar o seu nome — disse João Henrique a Meirelles.

Temer foi avisado de que os parlamentares do MDB querem que ele desista oficialmente de sua candidatura, durante o evento de hoje, e que o partido dê a largada na candidatura de Meirelles. Ontem, a bancada do Senado reagiu mal à informação de que Temer não desistiria com todas as letras, para manter o controle das negociações. Houve irritação com o núcleo palaciano, que está aconselhando Temer a não ter pressa.

Depois de participar de um ato político em favor da candidatura de Meirelles no Mato Grosso do Sul, no fim de semana, a líder do MDB no Senado, Simone Tebet (MS), disse ontem que o partido não pode mais esperar para lançar o nome do ex-ministro. Os defensores da candidatura de Meirelles avaliam que é preciso dar tempo ao ex-ministro para ver se sua candidatura decola nas pesquisas até as convenções de julho. A indefinição de Temer só atrapalharia esse propósito.

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Barra D'alcântara Por Cleiton Brito

2• Grande corrida de cavalos em Riachão no município de Barra D'Alcântara

Valença Por Thiago Maciel

Prefeita Ceiça Dias visita obras da Igreja Nossa Do Ó e Conceição

Amarante-PI Por Diogo Costa

Prefeitura de Amarante faz ação contínua de troca de lâmpadas na cidade

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Prefeito Professor Ribinha e secretário inauguram UBS e academia

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Bandidos invadem residência e fazem arrastão em São João do Arraial

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium