Domingo, 20 de Julho de 2025
Portal R10
Domingo, 20 de Julho de 2025
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99911-2276

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Piauí Piauí
09/02/2022 14h08
Por: Redação

Chuva com ventos fortes e granizo assusta motoristas na BR-316

Uma chuva com ventos fortes e pedras de granizo, na tarde da última segunda-feira (07), por volta das 16h40, deixou muitos motoristas em estado de alerta na BR-316, próximo ao município de Marcolândia, a 410 quilômetros de Teresina. As informações são do Cidades na Net.

Fotos e vídeos foram registrados por Vanessa Silva que estava com sua irmã Vanderlúcia Oliveira, no veículo, no momento da chuva com pedras de granizo.

Chuva com ventos fortes e granizo assusta motoristas na BR-316

Ela conta que ficou em alerta ainda antes de chegar no município de Marcolândia quando avistou de longe uma grande nuvem.

“Estávamos chegando em Marcolândia eu e minha irmã e se deparamos com essa imagem. Logo chegamos e estava chovendo, mas era uma chuva normal. Saímos da cidade e a chuva não estava muito forte, mas começou a ventar muito e na pista começou a ficar bem cinzenta e as pedras começaram a cair bem forte. No primeiro momento ficamos com muito medo por fazer tanto tempo que tínhamos visto uma chuva assim. Foi assustador”, revelou Vanessa.

Vídeos

O formato da nuvem é identificada pela climatologia como nuvem cumulonimbus.

O climatologista Werton Costa, professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, explica que, geralmente essas nuvens descarregam chuvas localizadas com intensidade, descargas elétricas e rajadas de ventos, e ocasionalmente granizo.

Werton destaca também que isso é resultado da passagem de um VCAN (Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis) e só ele traz granizo para o Piauí.

“É um horário bem propício para atuação do Vcan. A gente tem um nuvem cumulonimbus – uma nuvem isolada – que teve um crescimento rápido por causa da interferência do Vcan, e daí a chuva de granizo, porque sendo uma nuvem que cresce rapidamente ela congela seu topo e esse congelamento do topo, faz com que a chuva seja de pedras de gelo”, esclarece o climatologista.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp