Terça, 13 de novembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
[email protected]
89 9939-1097
Barra D'alcântara

Barra D'alcântara

Cleiton Brito Correspondente do município.

[email protected]

89 9939-1097

Cidades - Campanha

Postada em 22/05/2018 ás 17h02 - atualizada em 22/05/2018 ás 17h19

Publicada por: Cleiton Brito

Secretaria de Saúde de Barra D´Alcântara realizou campanha contra o mosquito Aedes Aegypti
A ação aconteceu no domingo (20/05/2018 ) com uma grande paralisação no centro da cidade.
Secretaria de Saúde de Barra D´Alcântara realizou campanha contra o mosquito Aedes Aegypti

Foto: Reprodução

 O Secretario de Saúde Francisco de Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal , realizou palestras com ajuda de sua equipe e fez distribuição de Repelentes , distribuição de panfletos informativos e muito mais.

O que é a Dengue? A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que (50) milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo, No Estado de Goiás, a reintrodução da doença ocorreu em 1994, no município de Goiânia. A partir daí os casos aumentaram e hoje Goiás é uma região endêmica para dengue e com grande número de casos, tendo um aumento expressivo a partir de 2010. A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante-bebê) e por transfusão de sangue.

Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Quais são os sintomas? A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.

Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas Zika vírus, o que é o Zika? O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda. Quais são os sintomas? Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas.

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.

Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história. Chikungunya o que é Chikungunya? A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa "aqueles que se dobram" em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953. Quais são os sintomas? Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Não é possível ter chikungunya mais de uma vez, depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida, Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas, ao apresentar os sintomas e sinais descritos acima, referentes às três doenças, é importante procurar um serviço de saúde, como prevenir a Dengue, Chikungunya e Zika? Ainda não existem vacina ou medicamentos contra as três doenças, portanto, a única forma de prevenção é acabar com o mosquito Aedes aegypti, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos.

Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo, indivíduos que viajam para cidades com transmissão de dengue, chikungunya e zika devem evitar a picada de mosquitos, especialmente durante o dia. Recomenda-se o uso de roupas compridas e claras e o uso de repelentes nas áreas expostas, segundo orientação do fabricante, recomendações do Ministério da Saúde aos viajantes, a dengue, chikungunya, zika e febre amarela são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e, independente do destino ou motivo da viagem, é importante que o viajante adote medidas para reforçar a proteção contra o mosquito. 

Fonte: saúde

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium