Sábado, 25 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

27°

22° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Artigo de Domingo
13/02/2022 10h12 Atualizada há 4 meses
Por: Blog do Lucão

A importância da Gestão Ambiental para as Empresas

'Paper de domingo' escrito pelo MSC. Ricardo Delfino Guimarães

A gestão ambiental para empresas é um processo de administração com foco na resolução das questões de caráter ambiental e prevenção de possíveis prejuízos ao meio ambiente decorrentes dos processos de produção das organizações. Em um mundo onde a palavra sustentabilidade está cada vez mais em alta e os consumidores prezam marcas que se preocupam com questões que envolvam a sociedade, como a preservação do meio ambiente, a gestão ambiental é uma área que se faz cada vez mais presente dentro das organizações.

Foto: Google Imagens
Foto: Google Imagens

A gestão ambiental tem como principal objetivo minimizar todo e qualquer tipo de impacto ao meio ambiente que seja decorrente das atividades de uma empresa. Para isso, atua de forma preventiva e corretiva para tornar as organizações cada vez mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, ou seja, que consigam repor aqueles recursos da natureza que sejam utilizados em seus processos. Há obrigatoriedade por parte das empresas em relação a gestão ambiental?

Apesar de no Brasil existirem muitos órgãos fiscalizadores e uma vasta legislação a respeito, a qual inclusive determina o que é considerado crime ambiental, não existe a obrigatoriedade de as organizações manterem um setor exclusivo que para a gestão ambiental. Ou seja, é possível que essa seja praticada tanto de forma direta quanto indireta, de acordo com a decisão dos gestores. Mas, independentemente da forma de contratação de profissionais para esse gerenciamento, é necessário seguir as normas vigentes, o que de qualquer maneira demanda a atuação de colaboradores ou consultores especializados.

Sendo assim, conforme o novo perfil do mercado e do consumidor, aliado às legislações vigentes, fazem com que a gestão ambiental seja uma área que não pode ser deixada de lado por organizações de todos os portes. segue abaixo   alguns benefícios de investir em um sistema de gestão ambiental:

Evita penalidades, multas, infrações, processos e paralisação de atividades;

Aumento do valor da marca, pois os consumidores prezam aquelas que se preocupam com a sustentabilidade;

Proporciona vantagens competitivas, já que a empresa é bem vista por clientes e potenciais clientes;

Redução de custos devido ao menor desperdício e eliminação de riscos ambientais que venham a gerar despesas, tornar a organização mais sustentável e, consequentemente, com melhor reputação no mercado, devem investir em um sistema de gestão ambiental (SGA). 

Portanto, é um conjunto de diretrizes que são implementadas e monitoradas em uma empresa. O sistema determina como deve ser realizada a gestão ambiental, quais indicadores devem ser observados, faz levantamento de riscos, traz informações sobre impactos ambientais relacionados a cada processo da organização, entre outros dados importantes. O SGA mais utilizado no mundo é o ISO 14001, conhecido no Brasil como ABNT NBR ISO 14001. Essa é uma norma publicada pela ISO internacional e editada no País pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão que garante que a gestão ambiental das empresas brasileiras esteja em conformidade aos padrões internacionais. Inclusive, é comum que algumas empresa exijam a certificação na ISO 14001 aos seus fornecedores, pois necessitam comprovar que toda a sua cadeia produtiva é feita de forma sustentável, dentro de padrões estabelecidos e renomados. Para implementar a gestão ambiental em uma empresa na prática é necessário:

Mapear todas as atividades realizadas e identificar quais os impactos ocasionados por meio delas ao meio ambiente;

Criar soluções para minimizar os impactos ambientais baseadas nas exigências legais de cada segmento;

Estabelecer uma política ambiental interna e comunicar quais os passos a serem seguidos para sua implementação;

Depois de divulgar as ações a serem feitas, criar planos e programas que ofereçam condições ao seguimento da nova política;

Definir metas ambientais que estejam relacionadas à política ambiental estabelecida pela empresa, de forma com que os processos se tornem cada vez mais sustentáveis.

Investir em consultoria especializada, a qual pode ajudar a organização a obter a certificação ISO 14001.

Contar com uma gestão ambiental, independente do porte da empresa, contribui com uma imagem positiva perante a sociedade, o que quer dizer melhores resultados. Além disso, a organização minimiza possíveis prejuízos decorrentes dos impactos ambientais que podem ser causados.

A gestão ambiental está fazendo cada vez mais parte das empresas, porque isso demonstra responsabilidade social, e auxilia nos bons resultados e ajuda a melhorar a imagem da marca, mas como está o relacionamento da sua empresa com os seus clientes? Saiba aqui se seus consumidores estão realmente fidelizados.

Referencia: 

http://www.labmattos.com.br/destaques/importancia-da-gestao-ambiental-nas-empresas/

PUBLICIDADE:

 

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp