A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) contabiliza, atualmente, cerca de 635 famílias retiradas de suas moradias por causa das chuvas, em todas as zonas de Teresina.
A maioria das famílias, 582, estão no Programa Cidade Solidária, que inclui o Aluguel Solidário e a Família Acolhedora. Segundo relatório da defesa civil municipal divulgado neste sábado, 53 famílias estão abrigadas em escolas municipais. A área mais afetada pelas enchentes é a zona Norte.
As pessoas em situação de vulnerabilidade estão sendo assistidas pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), e o prefeito Dr. Pessoa determinou a entrega de kits com cestas básicas, material de higiene, cobertores, lençóis e demais itens de necessidade diária.
O prefeito determinou ainda que a SEMDUH desenvolva ações para projetar e construir moradias em terrenos do município de Teresina. Alguns terrenos já foram mapeados e a prefeitura está em busca de recursos para as construções. Na outra ponta, também por orientação do prefeito Dr. Pessoa, está sendo realizado o monitoramento dos imóveis entregues em programas habitacionais. Caso haja algum imóvel em desuso, será remanejado para as famílias necessitadas.