Segunda, 27 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

23°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Turismo
Turismo
Notícias sobre turismo no Piauí, Brasil e Mundo.
Piauí Piauí
17/03/2022 14h50
Por: Bruna Dias

Nova unidade de conservação é criada no litoral do Piauí

No município de Cajueiro da Praia foi criado o Monumento Natural Estadual das Itans, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA), Delta do Parnaíba. Totalizando 57,61 hectares e abrigando sítios naturais raros, singulares e de grande beleza cênica, o Monumento das Itans conecta áreas de transição, como o mangue, as florestas de carnaúbas, a vegetação de restinga e as bacias hidrográficas do Rio Timonha e Ubatuba.

“Esta área protege os remanescentes florestais de mangue de botão, que é um arbusto nativo brasileiro encontrado nas dunas litorâneas, principalmente perto de manguezais, associados à Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho”, explica o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Marçal.

Foto: Divulgação/Ccom
Foto: Divulgação/Ccom

Outro ponto que impulsionou a criação desta unidade de conservação é a busca pela preservação da geodiversidade e manutenção da integridade das formações dos sambaquis, presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans. Sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. “Essas conchas eram descartadas após o consumo dos moluscos, formando imensas montanhas, que guardam vestígios de uma importante fase de ocupação da região. São como sítios pré-históricos de pescadores-caçadores-coletores que habitaram o litoral”, contextualiza a auditora fiscal Ambiental da Semar, Waneska Vasconcelos.

Continua depois da publicidade

O entorno do Cajueiro Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, também está dentro dos limites desta unidade de conservação. “A partir de agora ele terá sua biodiversidade mais protegida, por meio do ordenamento de ocupação”, destaca o superintendente do Meio Ambiente da Semar, Carlos Moura Fé.

Do ponto de vista social, a criação do Monumento Natural das Itans busca conservar a biodiversidade nas áreas naturais da região leste litorânea do município de Cajueiro da Praia, mantendo a prioridade de uso dos pescadores na região do Porto da Lama.

“Desta forma aumentamos a conectividade entre a proteção da biodiversidade e o modo de vida local, fomentando as atividades voltadas para o turismo de uso sustentável por meio da valorização da riqueza dos atributos costeiros marinhos e da promulgação da proteção dos ecossistemas locais” finaliza o secretário, Daniel Marçal.

Com a criação do Monumento Natural Estadual das Itans deve-se iniciar a fase de elaboração do plano de manejo desta nova unidade de conservação. Neste documento ficam estabelecidas as orientações sobre a gestão e os objetivos específicos de manejo da Unidade de Conservação.

Fonte: Ascom Semar
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp