Secretário Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo Wilson Filho participa da Conferência Estadual de Cultura.
O Conselho Estadual de Cultura do Piauí (CEC), em parceria com a Secretaria de Cultura e a Associação Piauiense dos Municípios (APPM), promoveram nesta sexta-feira 18 de março a CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA. Com a finalidade da criação do Plano Estadual de Cultura.
O evento aconteceu no hotel Blue Tree Towers em Teresina.
Um trabalho que foi construído com várias etapas iniciando no mês de dezembro de 2021 onde foi realizada a primeira etapa das Conferências Regionais de Cultura. Aproximadamente 300 participantes, vindos de municípios que compreendem os 12 (doze) territórios do Piauí.
A segunda etapa foi realizada de 17 a 22 de janeiro de 2022 e consolidou as propostas apresentadas desde o começo dos debates. Essa fase foi realizada de forma remota, através de 6 (seis) salas virtuais. Esses encaminhamentos foram apresentados na conferência Estadual. As discussões foram importantes para a elaboração do Plano Estadual de Cultura, além de abordar questões relevantes como oportunizar o financiamento para as ações culturais de cada município e regional, a exemplo da implementação de novos incentivos, como a Lei Paulo Gustavo, que prevê R$ 3,8 bilhões até o final de 2022.
Foi muito importante a efetiva participação dos atores culturais, gestores e sociedade civil na construção do Plano Estadual de Cultura. A Conferência Estadual de Cultura aconteceu em duas modalidades: On-line e Presencial.
Os participantes poderam fazer suas inscrições para as duas modalidades que aconteceram simultaneamente.
O evento consolida as propostas a serem incluídas no Plano Estadual de Cultura, sendo resultado de uma construção que passou pelas contribuições apresentadas nas Conferências Municipais e Regionais.
O fortalecimento das propostas e as discussões foram importantes para oportunizar o financiamento para as ações culturais no âmbito municipal e regional, a exemplo da implementação de novos incentivos, como a Lei Paulo Gustavo, que prevê R$ 3,8 bilhões até o final de 2022.
No encontro, realizado de forma híbrida, o presidente da APPM, Paulo César Morais, recebeu a Medalha e o Diploma de Honra ao Mérito Cultural, honraria criada pelo Conselho Estadual de Cultura que homenageia pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao estado do Piauí, no campo Cultural.
O Conselho Estadual de Cultura é um órgão consultivo e normativo da política cultural do Estado, criado em 12 de outubro de 1965, no governo Petrônio Portella, mediante decreto n°631. Foi o primeiro Conselho do gênero a ser instituído no país, precedendo a sua criação ao próprio Conselho Federal de Cultura. O secretário de Cultura de Dom Expedito Lopes conversou com a equipe do Portal R-10 exalou sobre a importância da criação desse plano.
“O principal objetivo dessa dessa elaboração desse plano estadual ele é da vida a cultura, ou seja dá um suporte para a gente poder fazer projetos, ou seja, criar conselhos e trabalhar a cultura com mais foco mais desenvolvimento, porque a nossa cultura ela praticamente tá morrendo, se agente observa aí por 2 motivos: 1º falta de incentivo 2º essas mudanças exagerada que vem acontecendo, nós não temos mais a conservação e a manutenção de 2 coisas, a conservação dos hábitos dos costumes culturais, das tradições, os eventos culturais as mostráveis dos artistas, de talentos isso percebemos que vem se acabando aos poucos, sendo substituído por uma cultura de paredões e muita modernidade é um efeito aí que vem devastando todo o futuro, também a conservação de patrimônios culturais, histórico-culturais que a gente tem no Brasil principalmente, as culturas regionais, no nosso município mesmo tem muita coisa que deveria ser melhor conservada, como também objetos e imóveis patrimônios , então a construção desse plano ele vai dar um suporte porque vai ter que ter recurso, vai obrigar o poder público tanto municipal, estadual e federal a ter uma visão é uma disponibilidade de recurso para essa finalidade, principalmente estadual, pois o plano é estadual, mas quando se tem um plano de cima também pode vir alguma coisa”. Expressou o secretário Wilson Filho.
Wilson Filho - Secretário Municipal de Cultura
Imagens: