Sexta, 27 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Cidades
29/03/2022 17h27
Por: Bruna Dias

Reconhecida pelo governo federal, Marcolândia integra Mapa do Turismo Brasileiro

Mais uma importante conquista para a cidade de Marcolândia foi conseguida através da gestão do prefeito Dr. Corinto Matos. Trata-se da inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro que é um instrumento estratégico que tem por objetivo delimitar os municípios e polos turístico para a atuação prioritária de políticas públicas pela Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (SETUR-PI) através do Ministério do Turismo.

Marcolândia foi reconhecida e incluída na categoria Polo Histórico Cultural entre as 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas que foram inseridas no Mapa do Turismo 2022.

Reconhecida pelo governo federal, Marcolândia integra Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

O reconhecimento de Marcolândia se deu após muito trabalho da gestão “Amor e respeito pelo povo” como a adequação ao trade turístico que é cadastro dos prestadores de serviço ao turismo no CADASTUR – Cadastro dos Empreendimentos Turísticos do Ministério do Turismo (antigo cadastro da Embratur), além do turismo responsável que é um selo que classifica o empreendimento que esteja cumprindo todos os requisitos de biossegurança.

Vários empreendimentos estão cadastrados em Marcolândia no trade turístico – cadastrur – e no turismo responsável.

O prefeito Dr. Corinto Matos disse que sua gestão trabalha em prol do desenvolvimento de Marcolândia. “

“Essa certificação no mapa do turismo é muito importante para habilitar o município à diversos projetos que vão contribuir para a geração de emprego e renda, alavancando ao desenvolvimento em diversos setores. Nossa gestão trabalha é dessa forma em prol de desenvolver nos mais variados setores”.

Edson Ribeiro é assessor técnico e explica que o Ministério do Turismo lançou o programa de regionalização do turismo e assim Marcolândia conseguiu ser inserido e certificado com integrante do Mapa de Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informação do Mapa do Turismo (SISMAPA) onde também formou o Conselho Municipal de Turismo registrado no Sismapa.

“Marcolândia é reconhecida pelo poder público federal oficialmente como um município que tem potencial turístico. Isso significa que temos uma longa caminhada pela frente através da qual vamos conseguir organizar nossos pontos turísticos: aquilo que temos de belo e interessante para atrair visitantes, que vão deixar recursos, gerar renda e serão multiplicadores desse nosso trabalho”, explicou parabenizando os secretários de Cultura e Esporte, Rafael Alencar e Eduardo Silva, respectivamente, o prefeito Dr. Corinto Matos e o secretário de Administração Paulo Pinheiro.

O Ministério do Turismo publicou o novo mapa nesta segunda-feira, dia 28 de março, e pode ser acessado através do Sismapa.   

O secretário de Esporte de Marcolândia, Eduardo Silva, também se pronunciou sobre a conquista e destacou também o incentivo atrav´´es da realização de competições esportivas.

“Quero agradecer ao Edson que está à frente do turismo nos ajudando, juntamente com Rafa Som que é secretário de Cultura. Parabenizar o prefeito por dar todo suporte e assistência para que possamos conquistar mais recursos para o município de Marcolândia. No esporte hoje estamos promovendo a Copa Amvi onde há muitas atrações de populares de outras idades circunvizinhas que estão nos visitando e com isso movimentando nossa economia. Também mostramos nossa cultura, ofertando espaço, estrutura e meio adequado para que todos sejam bem recebidos em nosso município”.

Direcionando agradecimentos ao prefeito Corinto, o secretário de Cultura, Rafael Alencar, o Rafa Som, parabenizou o município pela conquista e também agradeceu ao assessor Edson e ao prefeito Corinto Matos por trabalhar em prol da inclusão do município no mapa do turismo.

Dentre os 11 municípios do Piauí inclusos no Mapa, estão: Marcolândia, Belém do Piauí, Padre Marcos e Caridade do Piauí.

Fonte: Cidades na net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp