Terça, 11 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Geral - Novo Oriente

Postada em 29/05/2018 ás 15h20 - atualizada em 29/05/2018 ás 15h21

Publicada por: Redação

TRE-PI cassa prefeito e vice e município passará por novas eleições
Prefeito e vice foram cassados por abuso de poder econômico.
TRE-PI cassa prefeito e vice e município passará por novas eleições

Prefeito Arnilton

Em sessão realizada nessa segunda-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) manteve a sentença do Juiz da 18ª Zona Eleitoral (Valença do Piauí-PI), Juscelino Norberto da Silva Neto, que, em 01.09.17, nos autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral - AIJE nº 1-28.2017.6.18.0018, cassou os mandatos do prefeito Arnilton Nogueira dos Santos (PTC) e da vice, Maria do Socorro Veloso Pinto (reeleita), por abuso de poder econômico.

A sessão foi dirigida pelo presidente do TRE-PI, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho. O processo foi ajuizado na Zona pela Coligação Compromisso Trabalho e Realização (PTB/PT/PSB).

Afirmam os investigantes que Marcos Vinícius Cunha Dias (PSDB), na condição de prefeito de Novo Oriente, em apoio à candidatura de Arnilton Nogueira, teria enviado para Câmara Municipal, em 26.08.16, o Projeto de Lei nº 04 concedendo reajuste salarial aos servidores públicos municipais e a equiparação do piso nacional dos profissionais do magistério no citado município, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2016, bem como de ter convocado, entre os dias 06 de junho e 07 de julho do mesmo ano, 32 servidores concursados aprovados em 2014 para assumirem cargo em pleno período eleitoral, violando, assim o princípio de isonomia na disputa.

O juiz julgou procedente as denúncias para cassar os diplomas e os respectivos mandatos dos impugnados, bem como aplicar ao ex-prefeito, Marcos Vinícius, pena de inelegibilidade por 8 anos, prazo a ser contado a partir das eleições de 2016.

O Tribunal decidiu, por maioria (5X1), nos termos do voto do relator, juiz Astrogildo Mendes de Assunção Filho e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé da Fonseca, manter a sentença de 1º grau quanto a condenação por aumento de remuneração dos servidores públicos para cassar os mandatos do prefeito e da vice.

O município de Novo Oriente do Piauí, que fica a 235 km ao sul da capital piauiense, deverá passar por nova eleição para prefeito e vice, data esta ainda a ser marcada pelo TRE-PI após exaurimento definitivo da instância ordinária, o que nesse regional ocorre, em tese, com o transcurso de prazos para eventuais embargos de declaração.

 

Fonte: TRE-PI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Prata do Piauí Por Wilton Alencar

Prefeitura de Prata realiza confraternização com gestantes

Landri Sales-PI Por Mateus Guedes

Escola Marques da Rocha realiza sua III Gincana Cultural

Campo Maior Por Wellington Siqueira

Ministério Público realizara audiência pública na próxima segunda-feira

Colônia do Gurgueia Por Geney Ribeiro

Audiência pública para apresentação de relatório fiscal de gestão

Simplício Mendes Por Francisvaldo da Silva Rocha

Projeto de incentivo aos ACS e ACE é aprovado

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium