Pouco depois de um eclipse solar parcial, em 30 de abril, um eclipse lunar tomará conta dos céus no fim da noite de 15 de maio e início da madrugada do dia 16. Conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno poderá ser visto de diversas regiões do planeta, inclusive o Brasil.
De acordo com os astrônomos, o eclipse lunar irá começar às 22h32 de sábado e atingirá seu ápice por volta das 01h11 e terminar às 3h51.
Observadores no Brasil poderão acompanhar o eclipse lunar a olho nu a partir das 22:30 do domingo, dia 15, quando a penumbra da Terra começará a obscurecer a Lua.
Dependendo do fuso horário, a lua vermelha será visível em grande parte das Américas e da Antártica, além da região ocidental da Europa e África e o lado oriental do Pacífico.
O eclipse também poderá ser observado na Nova Zelândia, Europa Oriental e Oriente Médio, mas de forma “penumbral”, quando apenas a borda da sombra da Terra atinge a Lua.
O eclipse lunar costuma ocorrer sempre à lua cheia, quando a Lua está do lado oposto da Terra em relação ao Sol, sendo amplamente iluminada pela estrela.
Como o fenômeno ocorre:
Quando a Lua está totalmente eclipsada, sua superfície adquire uma coloração avermelhada causada por um efeito óptico conhecido como dispersão de Rayleigh: a luz solar é refratada e dispersada na atmosfera da Terra, que desvia apenas comprimentos de onda específicos em direção à Lua. Essa é a mesma ciência por trás da cor alaranjada do céu durante o pôr do sol.