Sexta, 27 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

31°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Combate a Dengue
12/05/2022 10h29
Por: Marina Sousa

Floriano: Carro fumacê tem horários estratégicos e população deve ficar atenta

O carro fumacê retornou às ruas do município de Floriano. Esta ação acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e 10ª Gerência Regional de Saúde. O veículo pulveriza um inseticida que mata os insetos adultos. Mas a equipe técnica do Centro de Zoonoses alerta que o mosquito Aedes Aegypti tem hábitos específicos e aparecem com mais frequência em  períodos  como o amanhecer e entardecer, então para que a aplicação seja eficaz e cumpra o seu objetivo, a aplicação do inseticida acontece nos horários das 17 às 21 horas.

O cronograma de bairros a serem atendidos foi definido pela 10ª Regional de Saúde, mas pode sofrer alterações de acordo com a situação epidemiológica, e irá percorrer os seguintes bairros: 

Floriano: Carro fumacê tem horários estratégicos e população deve ficar atenta
  • CENTRO
  • MANGUINHA
  • SÃO CRISTÓVÃO
  • IRAPUÁ 1 
  • IRAPUÁ 2 
  • TABOCA
  • CAMPO VELHO
  • SAMBAÍBA VELHA
  • SAMBAÍBA NOVA
  • MATADOURO

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, explica que a aplicação do fumacê não é feita de forma indiscriminada. “Por ser um produto químico, ele só é utilizado em períodos epidemiológicos específicos da doença, respeitando os intervalos de aplicação, de modo que a saúde da população não seja colocada em risco”, disse. 

Continua depois da publicidade

Mas a gestora também esclarece que apenas o carro fumacê não basta para barrar a circulação do mosquito. “O certo é não deixar que o mosquito procrie, ou seja, além das visitas dos agentes de endemias e campanha de sensibilização realizada pela Prefeitura de Floriano, nós precisamos da ajuda da população realizando a limpeza constante de seus quintais e nunca baixando a guarda. Costumo dizer que se todos dedicarem 10 minutinhos do seu dia vistoriando suas residências, a gente consegue eliminar muitos focos”, disse Caroline. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Por isso, além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis, monitoramento das armadilhas, visita às obras, entre outras, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando várias ações de sensibilização e mobilização da população, além de parcerias na limpeza urbana com a secretaria de Infraestrutura.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp