Sábado, 21 de Maio de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

23° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Curiosidades
Curiosidades
Coluna de notícias curiosas.
Geral Descoberta
12/05/2022 16h33 Atualizada há 1 semana
Por: Bruna Dias

Foto inédita mostra buraco negro no centro de nossa galáxia

Cientistas do EHT (Event Horizon Telescope), uma colaboração internacional de radiotelescópios e observatórios, conseguiram captar a imagem mais de um buraco negro no meio da Via Láctea, a galáxia onde fica o Sistema Solar e, consequentemente, nosso planeta.

O anúncio da imagem do Sagitário A*, como foi batizado o buraco negro, foi feito nesta quinta-feira (12) em evento internacional com cientistas do EHT e do ESO (Observatório Europeu do Sul). 

Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

"Ficamos impressionados em como o tamanho do anel [do buraco negro] está de acordo com as previsões da Teoria da Relatividade Geral de Einstein", disse o cientista Geoffrey Bower, do projeto EHT, em comunicado à imprensa. 

Continua depois da publicidade

"Essas observações sem precedentes têm melhorado nossa compreensão sobre o que acontece no centro de nossa galáxia e oferece novos entendimentos de como estes buracos negros interagem com seus arredores", acrescentou.

Por que a imagem parece borrada? 

Quem não acompanha de perto a astronomia pode achar a imagem divulgada pelos pesquisadores esquisita, dado que ela tem características um pouco borradas. Isso ocorre, pois essa "foto" foi resultado de milhares de captações feitas, com diferentes orientações de movimentação do buraco negro e a mudança dos pontos brilhantes.

"É como se você quisesse tirar uma foto nítida de um cachorro que quer pegar seu rabo", comentou Chi-Kwan Chan, cientista do EHT, à agência de notícia AFP. 

Como os buracos negros não emitem luz, o grande desafio em ter uma imagem deles é captar a "silhueta" causada pela flexão gravitacional da luz em gravidade extrema. Por essa razão, a única forma de ter uma "foto" deles é usando o espectro de micro-ondas, combinando o poder de diferentes observatórios. 

O que é exatamente um buraco negro?

De forma resumida, buracos negros são objetos espaciais muito densos com gravidade tão forte que nem a luz nem a matéria conseguem escapar deles.

Algo que sempre intrigou cientistas é o estudo do "horizonte de eventos" ou ponto de não retorno, que marca a região entre o espaço e a parte de dentro do buraco — uma vez que algo entra lá, não consegue mais escapar. 

Fonte: uol/tilt
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp