Após a petrobras anunciar um novo aumento de 8,87% no preço do diesel em suas refinarias os caminhoneiros voltaram a discutir a possibilidade de uma paralisação nacional.
O presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, conhecido como Chorão, pretende reunir representantes da classe no próximo domingo (15), para discutir a paralisação da categoria.
“A situação passou de todos os limites e o diesel ainda está com o preço 10% defasado com base no preço internacional, ou seja, tem mais aumento nas bombas em breve”, afirmou a associação, em carta. “O cenário é de pré-caos.”
Vale ressalta que, em alguns estados como o Espírito Santo, os caminhoneiros estão em greve desde quarta-feira (11).
Recentente, vídeos de caminhoneiros viralizam na rede social TikTok. Neles, os trabalhadores aparecem em postos, abastecendo seus tanques. Em um desses vídeos, o caminhoneiro registra que o valor total na bomba ultrapassa R$ 5.500, para armazenar pouco mais de 600 litros do combustível.
“Não tem condições, vou ter que fazer outro abastecimento ainda, para chegar a Mato Grosso. O frete foi R$ 11 mil. Não tem condições, os caminhões vão parar. É pane seca nas rodovias”, diz o caminhoneiro.
O preço do combustível nos postos já acumula alta de 96% nos ultimos quatro anos, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).