Terça, 28 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

19° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Utilidade Pública
R10 Utilidade Pública
Tudo sobre utilidade pública.
Teresina Teresina
19/05/2022 16h08
Por: Marina Sousa

Dr. Pessoa empossa novos membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, empossou nesta quinta-feira, (19), no Palácio da Cidade, os membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), do Biênio 2022-2024. Ao total, 12 conselheiros tomaram posse, sendo 06 da iniciativa pública e 06 de entidades não governamentais.

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o fortalecimento e a valorização são importantes por promover melhorias e se coloca à disposição para oferecer os recursos necessários para a atuação.

Foto: Ascom/Rômulo Piauilino
Foto: Ascom/Rômulo Piauilino

“A nossa gestão reforça o apoio as causas sociais, inclusive, na atuação dos conselhos, seja tutelares e de direitos. Toda vez que a mente for a distância em busca de recursos, não tenham receios em procurar a Prefeitura. Isso para fortalecer este segmento”, garantiu.

Continua depois da publicidade

Para o Secretário Allan Cavalcante, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), a Assistência Social tem reforçado a atenção diante das demandas da população com deficiência na capital.

“É mais uma atuação e sensibilidade do nosso prefeito Dr. Pessoa em relação ao social. Agora, com a posse dos novos conselheiros do CONADE-TE. A gente observa por meio desta ação a intenção do prefeito para à população com deficiência. Nós temos um projeto belíssimo dentro da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semcaspi, do Programa Abrace Nós, que trabalha diretamente com as pessoas com deficiência”, destacou.

Gilmara Costa, presidenta do CONADE-TE, fala da importância da atuação do Conselho e as demandas da população com deficiência.

“Eu acredito que o trabalho em equipe e a valorização ao próximo têm gerado resultado benéfico para a pessoa com deficiência. As principais demandas para essa população na capital estão na saúde, na educação, no esporte, no lazer e a questão dos coletivos. Então, a gente tenta sensibilizar todos para que possamos caminhar igual, buscando melhorias para essas especificidades”, comentou.

Eduardo Aguiar, Secretário executivo da Semcaspi,  ressalta que a ideia é fortalecer o Conselho enquanto instituição e conquistar ainda mais direitos para à população com deficiência.

“O Conselho em Defesa da Pessoa com deficiência visa zelar pelos direitos destas pessoas no município de Teresina. Nós temos como conselheiros diversas secretarias, que fazem parte desse processo, a sociedade civil, pelas organizações não governamentais, para que a gente tenha um paramento pela visão governamental e não governamental. As metas serão fiscalizar se essas políticas estão realmente sendo feitas de forma plena e como município temos o dever de ir atrás dessas políticas”, ressaltou.

Formação do CONADE-TE

O CONADE-TE é formado por 12 entidades, com 06 representantes do poder público municipal e 06 da Organização da Sociedade Civil.
Os representantes do poder público municipal fazem parte as seguintes secretarias: Semcaspi, FMS, Semec, Semel, FMC e Semjuv. Já os representantes da organização civil fazem parte as entidades: APIDI, ACEP, APREPI, APAE, AMA/PI.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp