Desde o retorno às aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem unindo forças com programas e parceiros para alavancar os níveis de aprendizagem no município.
Já em vigor nas escolas municipais, o programa “Timon, Tempo de Ler” se alia a outras iniciativas para intensificar as ações de melhorias no rendimento dos alunos.
Um desses aliados é o programa “Tempo de Aprender”. Através dele e da parceria da SEMED com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e com o Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), uma média de 40 graduandos em pedagogia e letras se voluntariaram para atuar como assistentes de alfabetização nas escolas municipais com maior índice de alunos não leitores.
Os voluntários serão beneficiados com bolsa de incentivo e o recrutamento segue acontecendo até que todas as vagas sejam preenchidas.
O “Tempo de Aprender” é um programa do governo federal que foi aderido por Timon para traçar estratégias que impactem na alfabetização de crianças.
“Ele vem para ser mais um eixo do programa ‘Timon, Tempo de Ler’, que é iniciativa da SEMED, através dessas formações e desses assistentes. Como nós identificamos dificuldades de leitura em alguns alunos por conta da pandemia, nossa preocupação é resolver um problema imediato e também o que pode vir a ser um problema no futuro”, explica Ana Claudia, coordenadora do programa no município.
A professora Joaninha Rodrigues, que já atua no 1º ano da EMEF Urbano Martins, demonstrou empolgação com a chegada dos novos educadores.
“Vai melhorar muito o desenvolvimento das crianças, um professor assistente com certeza vai ajudar muito na alfabetização, que nós sabemos que é o começo da vida escolar do aluno”, destaca.
Os novos educadores receberam nessa quinta-feira (19), a primeira formação presencial, que aconteceu na Escola de Ensino Fundamental (EMEF) Nazaré Rodrigues.
PUBLICIDADE: