Segunda, 27 de Junho de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

22°

21° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
23/05/2022 09h13
Por: Bruna Dias

Confira cinco remédios caseiros para tratar espinhas

Para diminuir o aparecimento das espinhas, é indicado que a oleosidade da pele seja controlada, o que pode ser feito usando produtos que ajudem a desobstruir os poros e desinflamar as espinhas. Para isso, podem ser utilizadas opções caseiras que possuem propriedades anti-inflamatórias e antisséptica, como a máscara de arroz e mel, o chá de hortelã e o suco de agrião, poejo e abacate, por exemplo.

Antes de iniciar o uso dos remédios caseiros para espinha, é importante que o dermatologista seja consultado, pois assim é possível que seja feita uma avaliação da pele e seja indicado o tratamento mais indicado, que pode ser feito apenas com remédios caseiros ou com o uso de medicamentos específicos, principalmente quando há grande quantidade de espinhas e com muitos sinais de inflamação. 

Foto: iStock
Foto: iStock

Além dos remédios caseiros, é também interessante adotar hábitos alimentares mais saudável, sendo indicado incluir na alimentação do dia a dia, alimentos com propriedades anti-inflamatórias e que ajudam a diminuir a oleosidade da pele, como é o caso dos cereais integrais, sardinha e a castanha do Pará, por exemplo. 

1. Máscara de arroz e mel

Um excelente remédio caseiro para reduzir as espinhas é aplicar, diariamente, uma máscara caseira preparada com arroz e mel porque estes ingredientes desinflamam e clareiam a pele, além de promoverem uma boa hidratação.

Ingredientes

  • 2 colheres de arroz cozido e "empapado";
  • 1 colher (sopa) de mel.

Modo de preparo

Ferver o arroz em bastante água, sem adicionar temperos, até ficar com aspecto empapado. Acrescentar, para cada 2 colheres de sopa de papa de arroz, uma colher de sopa de mel. Triturar no liquidificador, para que fique pastoso e fácil de aplicar. Essa máscara de arroz pode ser aplicada no rosto ou nas costas e deve atuar por cerca de 15 a 20 minutos. Lavar o rosto com sabonete líquido hidratante e água fria a seguir.

2. Suco de abacate, poejo e agrião

Um excelente tratamento caseiro para acabar com as espinhas inflamadas é tomar um suco de abacate com poejo e agrião.

O agrião além de ser uma excelente fonte de minerais como cálcio e iodo, é rico em vitaminas A e E que ajudam a combater a acne. O poejo também possui muitas vitaminas, e o abacate possui gorduras benéficas ao organismo que deixam a pele mais macia.

Ingredientes

  • 3 ramos de agrião;
  • 3 ramos de poejo;
  • ½ abacate;
  • 1 copo de água mineral.

Modo de preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar à gosto e beber a seguir. A dose recomendada é de um copo, 2 vezes ao dia por pelo menos 2 semanas.

3. Chá de hortelã

O chá de hortelã também pode ser uma opção para tratar as espinhas internas.

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 10 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Esperar esfriar e lavar o rosto com o chá de hortelã e enxugando suavemente com uma toalha, sem enxaguar. 

4. Remédio caseiro com bicarbonato de sódio

Um ótimo remédio caseiro para acne é o bicarbonato de sódio, pois ele tem ação anti-inflamatória e antisséptica, atua como um esfoliante da pele, ajudando também a regular o pH da pele.

Basta colocar em um recipiente duas colheres de chá de bicarbonato de sódio e ir adicionando água e mexendo até formar uma pasta homogênea, aplicando depois no rosto, lavando com água depois de alguns minutos.

5. Chá de confrei

O chá de confrei (Symphytum officinalis) possui propriedades cicatrizantes, adstringentes e anti-inflamatórias sendo ótimo aliado no combate às espinhas que surgem no rosto e no corpo.

Ingredientes

  • 4 colheres (de sopa) de folhas secas de confrei;
  • 1/2 litro de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos, tapar e coar a seguir. Colocar o chá num recipiente de vidro limpo com tampa e guardar na geladeira por até 3 dias. 

Lavar o rosto com sabonete antisséptico e depois de secar, umedecer um pedacinho de algodão no chá de confrei e aplicar nas espinhas do rosto, colo, braços ou costas e deixe secar naturalmente. Aplicar a solução 2 vezes ao dia, de manhã e à noite

Fonte: Tua Saúde
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp