Em outubro deste ano, os brasileiros vão as urnas para escolher Senadores, Presidente e Governadores. No Piauí, a disputa pela cadeira no Palácio de Karnak tem até o momento, cinco nomes lançados para a disputa.
O ex-governador Wellington Dias (PT) transmitiu o cargo à vice, Regina Sousa, para concorrer uma vaga ao Senado. Como estava em seu segundo mandato, não poderia disputar a reeleição. Sua aposta para a sucessão é Rafael Fonteles (PT), que tem como principais concorrentes Sílvio Mendes (União Brasil) e Major Diego Melo (PL).
Conheça os pré-candidatos ao governo o estado.
Rafael Fonteles (PT)
Rafael Fonteles é professor universitário e ex-secretário estadual da Fazenda. Natural de Teresina e formado em Matemática com mestrado em economia, Fonteles foi presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) até março de 2022. Ele renunciou ao cargo para ser pré-candidato ao governo e sua candidatura é apoiada pelo ex-governador Wellington Dias (PT).
Sílvio Mendes (União Brasil)
Ex-prefeito de Teresina e médico, Sílvio Mendes é pré-candidato a governador do Piauí pelo União Brasil, partido ao qual se filiou recentemente para disputar o cargo. Mendes já foi secretário de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Nascido em Campo Maior (PI), o médico foi eleito prefeito da capital piauiense em 2004 e reeleito em 2008. Concorreu ao governo do estado em 2010, mas perdeu a disputa no segundo turno.
Major Diego Melo (PL)
Diego Gomes Melo, mais conhecido como major Diego Melo, é oficial da Polícia Militar e possível candidato a governador do Piauí pelo PL. Natural de Teresina, ele já disputou os cargos de deputado federal, em 2018, e de prefeito da capital do estado, em 2020, mas não nunca conseguiu se eleger. Melo é presidente da Associação de Oficiais Militares do Piauí (AMEPI).
Gessy Fonseca (PSC)
Gessy Fonseca é empresária e ex-secretária municipal de Economia Solidária de Teresina. Ela deixou o cargo para se lançar candidata a governadora do Piauí. Natural de Teresina, Fonseca disputou a prefeitura de sua cidade natal em 2020, mas terminou em terceiro lugar. Ela é presidente do PSC no Piauí.
Lucineide Barros (PSOL)
Lucineide Barros é professora universitária e participa de movimentos de defesa da Educação e contra o feminicídio. Natural de Campo Maior (PI), Barros tem mestrado e doutorado em Educação e já atuou como presidente da Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí (FAMCC/PI). Foi candidata a prefeita de Teresina em 2020 e é apontada como pré-candidata ao governo do Piauí pelo PSOL.
Vale ressaltar que os partidos podem mudar as indicações até o dia 5 de agosto, quando acaba o prazo para a escolha de candidatos e candidatas.
O primeiro turno da eleição de 2022 está marcado para acontecer no primeiro domingo de outubro, dia 2. E, caso seja necessário, o segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.